Realizado com a fotógrafa Karina Bacci, o curso visa estimular e desenvolver a expressão dos adolescentes por meio da prática da fotografia.
Os estudantes da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, em Dourados, participaram, no mês de junho, do projeto sociocultural “Retratos da Terra”, que visa estimular e desenvolver a expressão dos adolescentes por meio da prática da fotografia.
O projeto é uma parceria da Bunge com o Ministério da Cidadania para desenvolver um workishop com os alunos que possuem interesse em fotografia com uma fotógrafa profissional.
Neste encontro, além de aprender sobre técnicas de fotografia, os estudantes discutiram sobre questões sociais, econômicas e culturais locais que nortearão o trabalho fotográfico de todos os envolvidos.
A escola foi escolhida para a execução do projeto, e os alunos tiveram a oportunidade de realizar aulas com a fotógrafa profissional Karina Bacci, que possui pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural.
O curso aconteceu no contraturno das aulas, entre os dias 12 de junho até 03 de julho com o auxílio do fotógrafo local Felipe Muzili, ensinando sobre técnicas em câmeras semi- profissionais aos alunos matriculados, ocorrendo oficinas teóricas e com aulas práticas em campo.
Exposição
As fotografias tiradas durante o curso foram selecionadas e editadas para serem expostas no Shopping Avenida Center, na cidade de Dourados, do dia 18 de outubro e ficaram até o dia 31 de outubro, com visitação livre para os que quiserem prestigiar o olhar fotográfico e o aprendizado dos alunos que participaram do curso e a visão dos jovens sobre o mundo.
Foram sorteadas 4 câmeras entre os estudantes participantes do grupo e uma para a escola. Os estandes onde estão expostas as fotografias serão doados para a escola e as fotos virão ao final da exposição para os estudantes.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar