As aulas individualizadas são de interpretação, leitura e letramento matemático e ocorrem com os professores coordenadores de área de linguagem e matemática.
A Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere, em Campo Grande, formulou o projeto intitulado “Sextou com S de SAEB”, em conformidade com a proposta da Secretaria de Estado de Educação de realizar projetos para um melhor desempenho das turmas do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental, na Avaliação Externa do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
O projeto consiste em aulas individualizadas com grupos de no máximo 5 estudantes, escolhidos pelos professores durante o Conselho de Classe e os Planejamentos com a coordenação pedagógica.
Essas aulas individualizadas são de interpretação, leitura e letramento matemático e ocorrem com os professores coordenadores de área de linguagem e matemática, Crislaine Gimenes da Conceição e Marcos Ceveriano da Silva.
Com o apoio da coordenadora pedagógica Nathalia Silva Esteves e da diretora Franciola Benitez Hoff e diretora adjunta Ana Carla Barbosa Chimenes o projeto está dentro do plano de ação reverso que data a partir de 20 de outubro, orientado pela técnica da UNICOP, Laise Cristina Souza Magalhães.
O plano de ação reverso tem como objetivo desenvolver estratégias para recompor habilidades que os estudantes apresentam defasagem. As habilidades são indicadas mediante os descritores fornecidos pelas avaliações do CAED, Ciclo I e Ciclo II, disponíveis nas plataformas do MEC (Ministério da Educação e Cultura), Criança Alfabetizada e Avaliação das Aprendizagens dos Anos Finais.
O projeto visa desenvolver as habilidades em defasagem inseridas dentro desses descritores com atividades produzidas pelos professores coordenadores de área e com questões dos SAEB’s anteriores. Também organizaram simulados com questões de provas anteriores para todos os estudantes do 5º ano e 9º ano.
Os resultados já apareceram! Em reunião com a gestão e coordenação, a técnica Laise informou que o 5º ano da E.E Profª Alice Nunes Zampiere, no quesito “escrita” está com o melhor desempenho do estado. Além do projeto “Sextou com S de SAEB”, esse resultado só foi possível mediante o trabalho das duas professoras pedagogas do 5º ano de nossa escola, Ceila de Souza Maciel e Souza e Thaís Oliveira do Espírito Santo.
“A escola agradece o profissionalismo e a dedicação desses professores para com o processo de ensino/aprendizagem de nossos estudantes, e também, a SED e a UNICOP pelas formações e apoio pedagógico oferecidos à escola”, finaliza diretora Franciola Benitez Hoff.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.