Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Projeto “Tertúlias Dialógicas Literárias” é desenvolvido na EE João Ponce de Arruda

  • 27 jun 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Três Lagoas
  • Compartilhar:

Trata-se de uma ação educativa que visa superar o fracasso e a evasão escolar, inspirado na pesquisa da Universidade de Barcelona

As turmas do 7° ano do ensino fundamental matutino da Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta educação em tempo integral, em Três Lagoas, fizeram uma visita a árvore Baobá que fica no TAJ Hotel, localizado no centro de Três Lagoas.

A visita faz parte do projeto “Tertúlias Dialógicas Literárias”, uma ação educativa que visa superar o fracasso e a evasão escolar, inspirado na pesquisa INCLUD-ED (Projeto de pesquisa, coordenado pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA) da Universidade de Barcelona).

Àrvove Baobá foi inspiração para estudantes

O projeto vivencia a leitura dialógica, conecta o assunto do livro com o mundo, desta forma o estudante poderá compartilhar o seu pensamento acerca do tema trabalhado no livro. É um processo intersubjetivo de ler e compreender um texto, sobre o qual as pessoas aprofundam suas interpretações e realizam uma reflexão crítica do que leem e interagem com outras pessoas, potencializando sua compreensão leitora.

“No momento estamos fazendo a leitura do Livro ‘O Pequeno Principe’ de Antoine de Saint-Exupéry, onde um dos capítulos, fala sobre o Baobá, uma árvore nativa da África”, menciona professora responsável Sueli Lossávaro (Ciências).

Proferssora lembra que em um dos dias de execução do projeto, um estudante, relatou que tinha essa árvore no trabalho da sua mãe. “Foi quando começamos a nos mobilizar para ir conhecer a árvore de perto, contatamos o hotel e foram muito bem receptivos e prestativos, conversamos com a coordenação e direção, na qual abraçaram a ideia”, enfatiza.

A visita mobilizou vários funcionários da escola, como estudantes, professores, coordenação pedagógica, direção, bibliotecária e a inspetora, “assim conseguimos fortalecer o vínculo e construir uma comunidade escolar unida e forte. No horário da visita, fizemos também uma atividade introspectiva com os alunos para ser conversado em momentos posteriores”, finaliza diretora Carmem Eliana Garcia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar


Últimas Notícias

  • Diversidade em foco: EE Marechal Rondon celebra culturas e identidades no encerramento do Projeto “Raças e Etnias”
  • Primavera chega ao CEI ZEDU com arte, cores e muita alegria
  • Estudantes da Escola Ada Teixeira transformam combate à dengue em aprendizado científico e criativo
  • Educação do campo ganha destaque na FECINAVI com projetos premiados da Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Servidores da Educação Básica compartilham experiências em seminário de integração
  • Cadastro profissional abre portas para alunas do Programa Mulheres Mil em Dourados
  • Modelos Moleculares transformam aula de Química em experiência interativa e significativa em Dourados
  • Talento e dedicação rendem medalhas a estudantes do Ceam/AHS em olimpíada nacional
  • Estudantes brilham na Feira do Conhecimento da Escola Antônio Nogueira da Fonseca – Extensão JAMIC
  • Começam hoje as inscrições para curso voltado a futuros coordenadores pedagógicos
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital