Publicado em 10 dez 2025 • por Jackeline Ferreira De Oliveira Vieira •
Encerramento do núcleo UFMS reuniu estudantes de escolas públicas para apresentar projetos de ciência, liderança e empreendedorismo após um ano de atividades
O núcleo local do projeto WINGS (Women Impacting Girls) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) concluiu, em dezembro de 2025, mais um ciclo de formação de jovens lideranças femininas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Em Mato Grosso do Sul, o projeto foi brilhantemente executado em parceria com a Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, sob coordenação da Dra. Joice Ferreira Queiroz, doutora em Química.
A iniciativa integra uma rede nacional financiada pela CAPES, no âmbito do Edital CAPES/MCTI/Ministério das Mulheres nº 31/2023, que reúne UFU, UFAM e UFMS com o objetivo de incentivar a participação de meninas em áreas tecnológicas e reduzir desigualdades de gênero. A coordenação geral é da Profa. Dra. Vérica Freitas (UFU), enquanto a coordenação local em Campo Grande foi conduzida pelo Prof. Dr. Diego Rorato Fogaça.
Ao longo de 2025, o WINGS trabalhou para despertar o interesse das estudantes por carreiras tecnológicas, promover competências de liderança, desenvolver o espírito empreendedor e fortalecer a rede de apoio entre jovens do Ensino Médio e mulheres atuantes em STEM.
O projeto envolveu diretamente cinco estudantes negras e pardas da Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, todas bolsistas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Cada uma delas teve a oportunidade de vivenciar atividades dentro da UFMS, conhecendo laboratórios, rotinas acadêmicas e projetos de pesquisa, um contato essencial para ampliar perspectivas educacionais.
A estudante Nathalia relatou que o projeto transformou sua visão sobre si mesma e sobre o futuro:
“Finalizei o projeto WINGS, e quando comecei eu não imaginava o quanto aprenderia. Descobri um mundo de possibilidades e também muito sobre mim mesma. Cada aula me fez sentir mais confiante e preparada para enfrentar novos desafios”.
O ciclo de 2025 contou com ações semanais que incluíram
- Oficinas de programação, inteligência artificial e robótica
- Oficinas de inovação e empreendedorismo
- Mentorias semanais de liderança
- Roda de conversa e atividades temáticas sobre empoderamento feminino
- Educação financeira e debates sobre questões sociais
- Tour guiado pelo campus da UFMS
Essas atividades aproximaram as alunas do universo acadêmico e fortaleceram seu protagonismo. Para Sabrina, o WINGS representou a colheita de um esforço feito no Ensino Médio:
“Participar do WINGS me fez perceber que cada esforço tem um propósito e que o conhecimento é uma semente que floresce no tempo certo. Essa experiência ampliou minha visão sobre o futuro e reforçou o desejo de inspirar outras meninas”.
Durante o processo, as estudantes também tiveram contato direto com mulheres empreendedoras e pesquisadoras. A estudante Izabella destacou a importância desse exemplo:
“Gostei muito porque o projeto incentiva mulheres a se reconhecerem e perceberem que podem fazer a diferença. Achei incrível conhecer uma empreendedora da moda, que mostrou como começou sua carreira”.
A estudante Leandra valorizou o acolhimento das monitoras e estagiárias da UFMS:
“No começo achei que seria difícil, mas tudo começou a fazer sentido. As professoras jovens e estudantes da faculdade explicam tudo com paciência e deixam a gente à vontade para perguntar e errar”.
O encerramento do ciclo anual foi realizado em 9 de dezembro, no campus da UFMS em Campo Grande, onde as estudantes apresentaram suas propostas inovadoras em formato de pitch. Cada grupo mostrou soluções desenvolvidas ao longo do ano, aplicando conceitos de programação, liderança, criatividade e resolução de problemas.
Sobre o Projeto WinGs: inovação e equidade
O WinGs é financiado pelo CNPq e coordenado nacionalmente pela Profa. Dra. Eng. Vérica Freitas (UFU). Sua missão é incentivar a participação de garotas negras e pardas nas áreas STEM, enfrentando a sub-representação feminina e fortalecendo pautas de diversidade e equidade.
Na Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, o projeto reforçou a representatividade e destacou o potencial da juventude da escola pública. As estudantes encerraram o ciclo com novas habilidades, confiança ampliada e a experiência inédita de vivenciar o cotidiano acadêmico dentro da UFMS.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar


