Projetos de recomposição das aprendizagens, empreendedorismo e telejornal movimentaram a EE Rita Angelina Barbosa Silveira

  • Publicado em 19 dez 2022 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • A unidade que oferta ensino em tempo integral, no município de Dourados, utilizou os projetos para fomentar o protagonismo dos estudantes.

    A Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, no município de Dourados, realizou durante o ano letivo de 2022 diversos projetos para fomentar o protagonismo dos estudantes, com destaque para Recomposição das Aprendizagens, Telejornal Rita News e Empreendedorismo Social

    Recomposição das Aprendizagens

    O sítio do Descobrimento foi temática da Recomposição

    Em 2022, para fazer a recomposição da aprendizagem de seus estudantes, a unidade desenvolveu alguns projetos no decorrer do ano letivo, com destaques para o Projeto Redescobrindo a Leitura, promovido pelas professoras Mirian de História, Mariane de Língua Portuguesa, Ana Paula de Arte e Suelye de Ciências.

    O livro escolhido foi O Sítio no Descobrimento: A turma do Picapau Amarelo na Expedição de Pedro Álvares Cabral, da autora Luciana Sandroni. Os professores trabalharam de forma lúdica e interdisciplinar os assuntos abordados no livro como as fontes históricas, as tecnologias daquele momento, os perigos em alto mar e as aventuras dos personagens do sítio do picapau amarelo, os alunos registraram em forma de desenhos e produção de textos o que entenderam do livro.

    De acordo com a coordenadora da área de Linguagens., Marisa Ester Assunção de Oliveira, o público alvo foram os estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental.

    Projeto de Telejornal é destaque nacional

    Telejornal Rita News

    O Projeto do Telejornal Rita News foi pensado e escrito no final de 2018,  implantado como eletiva nos anos de 2019, 2020, 2021 e primeiro semestre de 2022 . Já no segundo semestre o telejornal Rita News voltou a ser projeto na escola, pois os alunos do ensino médio também queriam participar.

    Sendo assim, alunos do ensino médio e do ensino fundamental montaram uma equipe coordenada pela professora e coordenadora Mirian Assunção de Oliveira, apoiada pela diretora Rosalina de Fátima Altrão Carvalho e diretora adjunta Tarsila Bibiane Lima Ramos começaram a fazer os trabalhos de registros dos acontecimentos da escola, entrevistas e pesquisas para apresentar através do jornal para os colegas da escola e para a comunidade em geral.

    QRCode do Youtube do Telejornal Rita News

    A equipe gestora da unidade escolar sempre incentivou desde o seu surgimento em 2019 até agora esse projeto que já foi eletiva nas áreas de humanas e exatas e agora como projeto que faz os estudantes desenvolver a resiliência, o trabalho em equipe e o respeito entre eles, “pois incentiva o desenvolvimento do protagonismo, da autoria e a criticidade para se tornarem sujeitos da sua própria história cumprindo a missão da escola de formar o estudante integralmente”, enfatiza professora responsável Miriam Assunção de Oliveira.

    Premiações – O telejornal Rita News já recebeu duas premiações nacionais do Criativos da Escola do Instituto Alana, uma Menção Honrosa em 2019 e o prêmio na  no ano de 2021 pelos projetos inovadores na área da educação durante o período de pandemia do coronavirus em 2020, onde mesmo os estudantes confinados produziram ideias inovadoras na aulas remotas, único prêmio no estado de Mato Grosso do Sul.

    Empreendedorismo Social

    Empreendedorismo Social foi temática em 2022

    A disciplina de Empreendedorismo Social visa  despertar nos jovens valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras também de sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações.

    Pensar também como podem ser reutilizados materiais que vão para o lixo, mas que tem uma utilidade muito grande se souber reutilizá los. Os valores arrecadados tem de ser distribuídos entre outros investimentos e também a ação social. “No caso dos alunos da escola Rita, eles usaram parte dos valores arrecadados para distribuir gelinhos para toda a comunidade escolar”, lembra professora responsável Lucimeire Brandão.

    Os estudantes produziram vasos de flores com caixas de leite e flores feitas com EVA, pulseiras confeccionadas com miçangas, sabão produzido com óleo reutilizado e adquirido  através de doações. Com o dinheiro das vendas dos produtos foi comprado 400 gelinhos e distribuídos para todos os estudantes da escola.

    Categorias :

    Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados, Escola da Autoria

    Veja Também