Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

ProlerTeen realiza oficina de contação de histórias sobre o gibi “Itamar Baguá: O Menino Pantaneiro”

  • 23 out 2015
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

rosane pantaneiro

Campo Grande (MS) – Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) mais uma atividade do 3° ProlerTeen, que desenvolve oficinas de incentivo à leitura junto a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.  A contadora de histórias e pedagoga Rosanne Dichoff Kasai, técnica da Secretaria de Educação (SED), desenvolveu a oficina “Itamar Baguá: O Menino Pantananeiro”, em que conta uma das histórias do gibi desenvolvido por ela no Grupo de Pesquisa, Estudos de Educação e Psicologia (Geppe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pela professora Sônia Urth.

 

 

A Oficina começou com a pedagoga Rosanne Dichoff Kasai agradecendo a todas as pessoas, amigos, parentes, colegas de trabalho, que colaboraram com o seu trabalho sobre o homem pantaneiro. Logo depois, seu sobrinho Murilo Dichoff, estudante de Música da UFMS, executou ao violão a Sinfonia do Homem Pantaneiro, de sua autoria. “Para compor a sinfonia inspirei na minha família, que é de Corumbá, na natureza de lá, com as lembranças dos meus tios tocando”.

Logo depois foi realizada uma Dinâmica Cantada, com o auxílio das técnicas pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (SED), Anelise Peralta e Letícia Recalde. As técnicas faziam perguntas à plateia, que dava as respostas cantando. As perguntas e as respostas eram projetadas numa tela para todos poderem acompanhar. A dinâmica refletiu a importância de ser escritor, as experiências e dificuldades que a autora Rosanne enfrentou ao escrever o trabalho, com perguntas e respostas que contam as experiências de ser contadora de histórias.

Rosane contou que começou seus trabalhos sobre o homem pantaneiro em 2010, com o foco em artesanato e arte. “Quando fui pesquisar em Corumbá, fiquei na casa de um tio meu, que me contou sua vida e suas histórias. Estudando o homem pantaneiro surgiu o menino, personagem do gibi. É baseado em histórias reais contadas pelo meu tio Iramar”.

Rosanne explica que no gibi seu tio Iramar é um menino, tem 12 anos. Na oficina ela contou uma das histórias – com gibi projetado na tela – que se trata de uma pescaria com Iramar e outros meninos. Iramar pescou um jacaré, soltou-o e depois pescou um lambari, que usou como isca para pegar um pintado. Ele explica para os demais meninos os tipos de peixe que pertencem ao Pantanal. Iramar levou o pintado para sua mãe cozinhar e todos os amigos comeram. O gibi tem ilustrações de Marcos Borges. Ainda não tem prazo para ser lançado em versão impressa.

Depois de contar a história, foi tocado o berrante como símbolo do Pantanal. Rosane falou aos estudantes presentes que persistam em escrever em criar. “O meu objetivo aqui é fazer com que vocês leiam muito e escrevam mais e mais e para que tenham a consciência da maravilha que é nosso Pantanal e que devemos preservá-lo”.

Fonte: Fundação de Cultura

 

 

Últimas Notícias

  • Escola Estadual Tertulina Martins de Oliveira conquista destaque na 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
  • Jovens sul-mato-grossenses levam protagonismo ambiental à etapa nacional da VI CNIJMA
  • Mostra Cultural em Dourados destaca culturas afro e indígena como caminhos para a liberdade
  • Estudantes da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino exploram tecnologias do LABCRIE para produção de jornal escolar
  • Educação do Campo ganha força com parceria entre PIBID e Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Avaliações em larga escala terão início nesta segunda-feira em MS
  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital