Publicado em 11 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Interatividade conecta estudantes em atividade com reflexões e aprendizados sobre cidadania em Corguinho
Inspirada em proposta pedagógica que valoriza o diálogo e o desenvolvimento humano, a diretora da Escola Estadual José Alves Quito, Nilcéia Gonçalves Cáceres, resumiu o objetivo da ação:
“Educar é também abrir espaço para a consciência social. É assim que preparamos jovens comprometidos com um futuro inclusivo”, disse a diretora.
Com esse propósito, a escola localizada em Corguinho reuniu estudantes, professores e recebeu convidados para atividades de valorização feminina e igualdade de gênero.




Entre os convidados, a Professora Doutora Dilza Porto, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que apresentou uma palestra sobre a participação das mulheres na política.
Também marcaram presença o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Deividson Deus da Silva e o vice-prefeito de Corguinho, Jeffer Peres. Ambos destacaram a importância de iniciativas que fortalecem a cidadania.
E representando a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa, esteve presente a técnica de secretariado Simone da Silva.

A programação incluiu palestras, apresentações artísticas e produções autorais que deram voz aos alunos.
O 1º ano integral exibiu um vídeo inspirado nos filmes ‘A Revolução de Dagenham e As Sufragistas’.
O 1º ano regular compartilhou reflexões sobre livros de ‘Chimamanda Ngozi Adichie, Nana Queiroz e Adriana Carranca’.
O 2º ano emocionou o público com a peça ‘Por elas, por eles, por nós’.
Já o 3º ano apresentou uma pesquisa atualizada sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.
Enquanto o Grêmio Estudantil apresentou o trabalho ‘Respeito é o caminho – igualdade de gênero na escola’, reforçando a importância de cultivar a empatia desde cedo.
A professora Renata Kelly Martins Silveira, coordenadora do projeto, explica que tudo foi construído de forma colaborativa: “Cada turma trouxe um olhar próprio sobre o protagonismo feminino para refletir com respeito”.
O projeto ‘Intervalo da Cidadania’ seguirá promovendo atitudes de respeito e igualdade dentro e fora da escola.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar