Estudantes, mesmo durante a pandemia, utilizam a arte para deixar mais bonito os ambientes da escola
Campo Grande(MS)- Na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Escola de Tempo Integral, localizada na área central de Corumbá, um grupo de alunos deu um “jeitinho” de contribuir com a escola e de quebra rever alguns colegas, respeitando, é claro, todos os protocolos e medidas de segurança exigidas pelo “novo normal”.
O período de aulas remotas, ou a distância, não tem sido fácil para professores e alunos. Mas estudantes e professores não desistem. Na fala de todos a saudade da sala de aula, da rotina diária da escola e do calor humano dos professores, funcionários e dos colegas de classe.
São os alunos do Clube de Desenho que dedicaram parte do seu tempo livre nas últimas semanas, para decorar as paredes do pátio e da sala de aula com representações de obras renomadas como “A noite Estrelada” de Van Gogh e também criações próprias.
Desde o mês de março, alunos da EE Júlia Gonçalves Passarinho tem se utilizado de plataformas digitais como o Google Class Room e o WhatsApp e das redes sociais como Facebook e Instagram, além de um site criado pela equipe pedagógica da escola, para manter o contato constante com os professores e realizar as Atividades Pedagógicas (APCs), garantindo assim o cumprimento da carga horária de estudos e a aprendizagem.
A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho é uma Escola da Autoria e no centro dessa proposta pedagógica diferenciada, implantada pela SED/MS, no ano de 2017 em Corumbá, está o protagonismo do jovem estudante que assume a autoria de seus sonhos e do seu projeto de vida. Dentro desse modelo pedagógico de escola integral, os estudantes desenvolvem uma série de atividades voltadas para seus interesses e talentos. Uma dessas ações são os clubes de protagonismo juvenil.
O Clube de Protagonismo é um espaço destinado ao estudante, oferecido para colaborar com o seu sucesso e o da escola. Nele o estudante desenvolve e exercita muitas habilidades essenciais para a sua formação e para sua atuação na vida pessoal, social e produtiva. O que há de mais legal no Clube é que ele possibilita a integração das pessoas, o respeito à diversidade de ideias e comportamento na preocupação de valorizar todo o grupo. No Clube de Protagonismo, o estudante tem a oportunidade de aprender muitas coisas que são indispensáveis para se tornar um protagonista.
De acordo com o professor de Arte e padrinho do Clube de Desenho da escola, Jefferson Tlaes “o clube tem por finalidade ser um espaço de produção ativo de saber artístico, ser um espaço de troca de saberes, de relações harmoniosas, de protagonismo juvenil, de criação e recriação, de formação cidadã e de orientação a seus respectivos projetos de vida, no qual os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da escola, construam autonomia para representar suas inquietações e virtudes com a sua expressão artística”.
A diretora da escola, Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves enxerga essa participação ativa dos alunos de maneira muito positiva, principalmente nesse período de pandemia em que muitos estudantes estão tão desmotivados com os estudos: “Envolver o aluno adolescente em uma atividade que ele goste e que ele tenha talento para realizar é uma forma de trabalhar com sua autoestima. A nossa escola valoriza e incentiva todas as incitativas que partem dos alunos, afinal nossa intenção é formar jovens protagonistas, autônomos e capazes de transformar para melhor a realidade em que estão inseridos”.
A diretora explicou ainda que a escola adquiriu com recursos próprios todos os materiais utilizados na pintura das paredes e que esse projeto não para por aí, os alunos já estão cheios de projetos e ideias para transformar outros ambientes da escola como os muros e a Biblioteca. A arte agradece.
Estudantes participantes:
–> Anna Carolina Corbalan de Oliveira (1° ano B – Curso de Atendente Jurídico – FIC) – pintou a Noite Estrelada
–> Alexia Vitória Dos Santos Souza ( 1° ano A – Assistente de Produção de Games – FIC)
–> Hellen de Araujo Souza (8° ano ensino fundamental)
–> Victor Eduardo Almeida Carvalho (1° ano A assistente de produção de games – FIC)
–> Danilo Viana Flores (1° ano A, assistente de produção de games – FIC)