Governo MS Transparência LGPD FAQ Denuncia Anônima FALA SERVIDOR
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar – 2023
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Eleição de Diretores
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Publicada segunda edição do “Jorn4l News” na EE 4 de Abril, em Sete Quedas

  • 16 dez 2021
  • Categorias:Escola da Autoria, Sete Quedas
  • Compartilhar:

Periódico foi escrito em português e inglês, onde a Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem, através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística.

Campo Grande (MS) – A Escola Estadual 04 de Abril, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Sete Quedas, publicou a segunda edição do “Jornal News”, o projeto interdisciplinar faz parte da culminância dos componentes curriculares UC III, Itinerário Formativo I e Eletiva IV do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

O diretor Otávio Simei relatou que o objetivo é aproximar as atividades escolares das práticas sociais dos estudantes, por meio da produção de um jornal escolar, escrito em português e inglês (todavia a parte da Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística), que traga informações relevantes sobre a escola e a comunidade em que vivem.

Scholl Newpaper: Look at the News!

De acordo com professora coordenadora de área Rosimari Baldo, outros escopos do projeto interdisciplinar são: a divulgação dos projetos, atividades e ações, para dar voz aos estudantes em assuntos relacionados à vida escolar, como, por exemplo, a importância de estudar uma língua estrangeira, o uso do uniforme, o lanche da escola, o respeito ao professor e aos colegas, a prática de bullying, a responsabilidade do grêmio estudantil, o líder de sala e suas funções e, assim, criar leitores e escritores críticos, despertando, em cada um, o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade pelo que se escreve e informa.

Reportagem e Entrevista

Entendendo que as Eletivas são uma das estratégias para exercitar o protagonismo e a autonomia dos estudantes, a coordenadora Norma Leila da Silva Folini menciona que a Eletiva visa apresentar aos estudantes o texto jornalístico e motivá-los a ler.

“Bem como envolver-se de forma a compreender, efeitos e compreensão jornalística de assuntos diversos, por meio deste texto será levantado o tema ”Repórter- Reportagem e Entrevista” com uma problemática que é a questão do desemprego por causa da falta de qualificação profissional”, enfatiza Folini.

A coordenadora pedagógica Patrícia Bernardo relata que com base nos objetivos de ambos os componentes Curriculares surgiu-se a possibilidade da junção de um trabalho interdisciplinar e culminou no “Jornal News – 4 de Abril”.

“Para que isso acontecesse o jornal foi trabalhado por sessões e no final uniu-se as partes formando o jornal, sendo que a maior responsabilidade de estruturação era dos estudantes do Itinerário I os quais trabalhavam em sala como numa redação de jornal, cada estudante na responsabilidade de uma função, como: repórter, redator, diagramador, chefe de reportagem, repórter investigativo entre outras funções”, relata Patrícia.

Para que o jornal fosse impresso, os estudantes foram orientados pela professora Rosimari Baldo para que buscassem parcerias da iniciativa privada do município, com os quais fecharam apoio para o não de 2022.







 

Últimas Notícias

  • CAS e CEADA recebem visita de estudantes da EMEI Cordeirinho de Jesus  
  • SED divulga resultado do Processo Eletivo para diretores da Rede Estadual
  • Estudantes da EE Afonso Francisco Xavier Trannin realizam projeto de preservação do Córrego do Arapuá  
  • SED divulga edital de abertura do processo seletivo para professores temporários da REE
  • Desfile mitológico é realizado em projeto de intervenção da EE Lino Villachá  
  • MPMS e SED premiam vencedores do Concurso de Redação sobre História e Cultura Afro-Brasileira
  • CEEJA de Dourados e SAS realizam a 2ª Feira Cultural Socioeducativa
  • CMAPEEMS realiza audiência pública para aprovação do Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS
  • Aula fora das “quatro paredes” é realizada com estudantes da EE Coração de Maria
  • Estudantes da REE participam da Copa Estadual de Ciclismo MTB, em Rochedinho  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.