Publicado em 02 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Celebração com lideranças e especialistas teve conversas sobre igualdade racial
A escola é um espaço de aprendizado, identidade e pertencimento e, durante o mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra (20), a valorização das contribuições da população negra para a formação social, cultural e econômica do Brasil ganha ainda mais força.
Na Escola Estadual Vespasiano Martins, em Campo Grande, um conjunto de ações do projeto ‘Celebração, Conexão e Consciência Negra’ mobilizou estudantes, professores e convidados para promover educação antirracista e fortalecer a cultura afro-brasileira.
Atividades culturais integradas
A programação reuniu oficinas, palestras, danças, desfile, teatro, poesias, exposições de arte e a realização do PodVesp, um podcast gravado em parceria com o Senac e conduzido por estudantes foi dedicado ao diálogo sobre igualdade racial.

Entre os convidados esteve Ben-Hur Ferreira. O secretário executivo de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul e ex-deputado federal é um dos autores da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica.
Entrevistado pelo aluno João Pedro (2º B), Ben-Hur repercutiu os impactos da legislação na formação dos estudantes brasileiros.

A estudante Millena (1º C) abordou o combate ao racismo estrutural e institucional durante entrevista com o defensor público Dr. Douglas Teixeira, coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier/MPMS).
O bate papo incluiu o reconhecimento do problema, a revisão de políticas e práticas em instituições, a promoção da diversidade e inclusão, e a educação para conscientização.

A especialista em educação, gênero, raça e políticas públicas, ex-coordenadora das Políticas Públicas de Estado de Mato Grosso do Sul e mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP, Ana Sena, falou sobre educação antirracista, memória histórica e o papel das lutas negras na construção do Brasil em uma conversa sobre compreensão e documentação das dinâmicas raciais, do racismo e da busca por igualdade.

Encerrando a programação, o professor e historiador pela UCDB, Naercio Ferreira, destacou a importância das políticas afirmativas pela promoção da equidade racial, compensatórias e reparatórias, promovidas em diversos setores como Educação, Justiça e no ambiente corporativo.
Compromisso coletivo
O diretor da escola, Leosandro Carlos Adamiski, reforça a responsabilidade de toda a sociedade no enfrentamento ao racismo.
“Nosso compromisso é seguir promovendo ações que tornem a escola um lugar onde diversidade, respeito e equidade caminham juntas no dia a dia, disse Leosandro.
Saiba mais: @vespasiano.martins
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar