Publicado em 17 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Leituras inspiram alunos com criatividade e interpretação em disputas em Corguinho
O estímulo à leitura com interpretação e exercícios de redação de textos criativos é uma realidade para os estudantes da Escola Estadual José Alves Quito, por meio do projeto ‘Reinos e Desafios’.
A proposta envolveu disputas entre as turmas, com jogos de perguntas e respostas, desafios literários e atividades baseadas nos conteúdos trabalhados em sala, sempre utilizando uma linguagem épica e metodologias diversificadas.
O 2º ano ‘A’ do Ensino Médio se tornou a vencedor do projeto. Como premiação, os alunos terão direito a uma manhã de lazer. Os demais estudantes que se destacaram noutras categorias receberam o reconhecimento pelo empenho e participação ao longo de todas as etapas.




A ação mobilizadora é parte das metodologias inovadoras incorporadas pela escola da cidade de Corguinho, e inspirado em batalhas épicas e no universo dos reinos medievais sob a coordenação do professor Disnei Florenciano Filho, PCA de Língua Portuguesa (Professor Coordenador de Área).
A diretora Nilcéia Gonçalves Cáceres confirmou que “o projeto reafirma nossa proposta de unir ludicidade, protagonismo estudantil e conteúdos significativos. É assim que tornamos o ensino mais motivador e próximo dos alunos”.
O professor Disnei Florenciano, coordenador da iniciativa, destacou a evolução das turmas. “A cada etapa percebemos o crescimento dos estudantes em leitura, interpretação e na autonomia para resolução de problemas envolvendo a proposta”.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar