As brincadeiras antigas proporcionam inúmeros benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual.
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual João Vitorino Marques, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Aral Moreira, está realizando com os estudantes protagonistas o projeto intitulado “Resgatando Brincadeiras Antigas! ”.
As Atividades são coordenadas pelos professores Cláudio Ricardo Calonga e Andreia Gomes que contam também com o apoio dos demais professores nas aulas de Práticas de Convivência e Socialização.
Brincadeiras
No projeto – Resgatando Brincadeiras Antigas! – As brincadeiras destaque são: Jogo da pedrinha, o meu mestre mandou, amarelinha, bambolê, lata dos movimentos, bilboquê, xadrez, dama, dominó, jogo da vareta, perna de pau, pular corda e outros.
Alguns jogos os próprios alunos constroem para brincar trabalhando a reciclagem de materiais também. Está sendo um sucesso com os estudantes. Quem convive com crianças e adolescentes sabe que eles realmente adoram brinquedos tecnológicos.
O resgate de brincadeiras antigas é uma ótima forma para tornar os estudantes mais ativos, afastando-as das telas e consequentemente ajuda a combater e prevenir a obesidade. As brincadeiras antigas proporcionam inúmeros benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual.
“A recreação é uma prática prazerosa em que os estudantes participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras dos estudantes”, enfatiza o gestor Djalma Santos.