Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), retomou, na tarde desta segunda-feira (1º.02), ás 15h, a transmissão da Live da educação, no canal da rede social do Governo de MS (Facebook), que tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também, sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul.
Realizadas desde maio de 2020, em meio ao período de suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE), as transmissões seguirão como um espaço voltado para comunicados direcionados aos profissionais da Educação, estudantes e comunidade em geral.
Durante oito meses, entre maio e dezembro de 2020, foram 27 edições – disponíveis na página do Governo de MS no Facebook – que contaram com participações de convidados especiais, avisos sobre o início de campanhas, período de matrículas, anúncios de parcerias (como Google e Microsoft) e detalhamentos sobre as principais novidades na Rede. Entre os destaques, esteve o lançamento do Protocolo de Volta às Aulas, realizado no dia 23 de novembro.
Ano letivo de 2021
Responsável pela abertura das transmissões da primeira edição do ano, a secretária de educação, Cecilia Motta mencionou que o tema central foi “Organização do Ano Letivo de 2021”, onde foi explanado sobre o período de Jornada Pedagógica, que se inicia no dia 03 de fevereiro (quarta-feira), e também sobre a volta às aulas, no dia 1º de março.
“Estamos prontos para receber todos estudantes e servidores no ano letivo de 2021 com protocolo de biossegurança, acolhimento socioemocional, preparando equipe para receber os estudantes, bem como cuidado cognitivo com avaliação diagnóstica para que cada estudante possa se encaixar onde parou na sua aprendizagem”.
Secretária Cecilia mencionou também que independente do retorno, seja ele presencial, ou híbrido, retorno de 50% dos estudantes em uma semana e outros na outra semana, bem como aqueles que por ventura optarem pelas aulas remotas, a equipe da SED está preparada desde ano passado para o retorno seguro.
Superintendente de políticas educacionais, Hélio Daher lembrou que com as lives, os profissionais da Educação de Mato Grosso do Sul passaram a ter um encontro semanal com a equipe da SED e o resultado foi incrível, “ um espaço que promove oportunidades de conversas, palestras e diversos comunicados, sempre voltado para tirar dúvidas, para ter as devolutivas da comunidade. Foi uma forma de estabelecer o contato com todos e seguiremos com essa proposta para o ano de 2021”.
Hélio Daher lembrou que desde o ano passado a SED está se preparando para o retorno as atividades com segurança “ desde março do ano passado com a suspensão das atividades estamos trabalhando no protocolo de biossegurança, para um olhar adequado para cada realidade, para cada grupo de estudante, seja na escola ou remotamente aguardando as atividades, para isso constituímos uma comissão provisória de volta as aulas, que tornou-se permanente e validou o protocolo de biossegurança, onde adquirimos todo material e equipamento para retorno seguro dos estudantes e servidores da REE”.
O superintendente de políticas educacionais lembrou que mês de fevereiro será imprescindível para formação dos servidores na jornada pedagógica, que serão preparados para o possível retorno dos estudantes em março” as estratégias pedagógicas também serão realizadas no início de março com profissionais do desporto e da cultura, que passarão por uma semana de formação para retorno dos projetos”, finaliza.
Protocolo de biossegurança está disponível no portal da SED, ou pelo link abaixo: https://www.sed.ms.gov.br/ja-acessou-o-protocolo-de-volta-as-aulas-clique-aqui/