Nos últimos dias, muito tem sido falado sobre o Saeb, mas você sabe do que se trata? Aqui a gente explica o que você, profissional da educação ou estudante da Rede Estadual de Ensino, precisa saber
O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal instrumento de análise da qualidade e da Educação Básica do país, é um sistema de avaliação em alta escala. Iniciado em 1990, ele é composto por testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas, além de questionários que são aplicados aos estudantes e principais atores do processo educacional.
Realizado a cada dois anos nas escolas públicas, privadas e conveniadas com o setor público, o Saeb visa contribuir para a universalização do acesso à educação e ampliar a qualidade, equidade e eficiência do ensino em todos os estados brasileiros, bem como subsidiar a elaboração e monitoramento de políticas educacionais.
Essa ação é coordenada nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com apoio da Fundação Cesgranrio que atua na operacionalização, aplicação e correção das avaliações e, em Mato Grosso do Sul, conta com a parceria da SED (Secretaria de Estado de Educação).
Quem participa?
Os testes são destinados aos estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio, da seguinte forma:
- As provas do 2º ano do Ensino Fundamental são de Língua Portuguesa e Matemática, elaboradas com as competências previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
- Os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio responderão a questões de Língua Portuguesa e Matemática, cujos conteúdos são os mesmos das edições anteriores do Saeb;
- O Inep também selecionou uma amostra de escolas para que os estudantes dos 5º e 9º anos também façam avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com conteúdos previstos na BNCC.
Além dos testes, esses alunos responderão a um questionário, que também será aplicado aos professores, diretores escolares e gestores municipais de educação.
Quando será realizado e como fazer bonito no Saeb?
Em Mato Grosso do Sul, o Inep definiu a aplicação do Saeb para o período de 6 a 17 de novembro. Portanto, se você é gestor ou gestora de alguma unidade escolar da REE (Rede Estadual de Ensino), este é o momento de preparar os alunos e seus familiares para esse período de avaliações que se aproxima, orientando, em especial os estudantes, sobre a importância da participação de cada um, pois para que as escolas tenham o seu resultado publicado, é preciso ter, no mínimo, 80% da participação.
A boa notícia é que é possível fazer bonito na avaliação! Se você é estudante, continue frequentando as aulas, principalmente nas semanas de aplicação do Saeb, e coloque em prática os conhecimentos aprendidos na sua escola.
“Considerando que o Saeb é importante para avaliar o trabalho realizado nas escolas, convidamos todos os estudantes a participarem dos testes; a presença de vocês é importante e fará a diferença para os resultados da sua escola, também sendo uma forma de valorizar todos os professores”, disse Hélio Daher, secretário de Estado de Educação.
Saiba mais:
Neste link, tenha acesso às Diretrizes para o Saeb 2023, divulgadas na Portaria n. 267, de 21 de junho de 2023.
Thaís Davis, SED
Fotos: Thaís Davis, SED e Divulgação