SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica
O que é o SAEB?
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações em larga escala realizado pelo Inep. Ele permite traçar um diagnóstico da educação básica no Brasil, identificando os níveis de aprendizagem dos estudantes e os fatores que influenciam nesse desempenho.
Cartilha SAEB – Diretrizes da Edição de 2025
Desde quando o SAEB existe?
Ele é realizado desde 1990 e, ao longo dos anos, passou por importantes aprimoramentos teórico-metodológicos. Esses avanços permitiram ampliar o alcance e a precisão da avaliação.
Como o SAEB coleta essas informações?
Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos em toda a rede pública e em uma amostra da rede privada. Esses instrumentos avaliam tanto a aprendizagem dos alunos quanto aspectos contextuais que ajudam a explicar os resultados.
Quais são os anos escolares, redes de ensino, tipologia de aplicação e componentes curriculares são avaliados no SAEB?
Participam do Saeb escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e nas 3ª/4ª séries do Ensino Médio. Segue abaixo o quadro com a tipologia de aplicação dos testes e os componentes curriculares avaliados:
SAEB – Tipologia
| Etapa Avaliada | Testes | Tipo de pesquisa |
|---|---|---|
| Educação Infantil | Não há | Amostral – escolas públicas |
| 2° ano EF | Língua Portuguesa e Matemática | Amostral – escolas públicas e privadas |
| 5° ano EF | Língua Portuguesa e Matemática | Censitária – escolas públicas Amostral – escolas privadas |
| 5° ano EF | Ciências da Natureza e Ciências Humanas | Amostral – escolas públicas e privadas |
| 9° ano EF | Língua Portuguesa e Matemática | Censitária – escolas públicas Amostral – escolas privadas |
| 9° ano EF | Ciências da Natureza e Ciências Humanas | Amostral – escolas públicas e privadas |
| 3 a /4 a séries EM | Língua Portuguesa e Matemática | Censitária – escolas públicas Amostral – escolas privadas |
Qual o critério para que as escolas que ofertem os anos avaliados sejam incluídas na participação do SAEB ?
Ter, no mínimo, 10 estudantes matriculados nos anos/etapas avaliados.
Quais foram as principais novidades nas últimas edições antes de 2025?
- Inclusão da avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental, desde 2019, alinhada à BNCC, cujos resultados apoiam o programa Alfabetiza Brasil.
- Avaliação de Ciências Humanas e da Natureza para o 9º ano EF, desde 2019, também em consonância com a BNCC.
- Avaliação da Educação Infantil (projeto piloto em 2019 e primeira execução em 2021), respeitando a legislação e os parâmetros nacionais de qualidade.
- Criação em 2019 de questionários eletrônicos para Secretários Municipais de Educação, Diretores de Escola e Professores da Educação Infantil, coletando informações de gestão e do cotidiano escolar.
Quais foram as principais novidades na edição de 2025?
- Os questionários para professores do Ensino Fundamental e Médio passa a ser aplicados apenas no formato eletrônico.
- Criação da aplicação da avaliação de Ciências Humanas e da Natureza para o 5º ano do Ensino Fundamental, no formato amostral.
- Criação do Questionário da Família para o 2º ano do Ensino Fundamental.
Qual o cronograma do SAEB 2025?
O SAEB 2025 será aplicado no período de 20 a 31 de outubro de 2025.
Como estão estruturadas as Matrizes do SAEB?
As matrizes de referência do SAEB foram atualizadas de forma que pudessem estar alinhadas à BNCC. Porém, para efeitos de comparabilidade, os ajustes serão gradativos para alcançar todas as Matrizes. Segue abaixo a estrutura das Matrizes Saeb:
SAEB – Matrizes
| Etapa Avaliada | Matrizes de Referência |
|---|---|
| Educação Infantil | 2018 |
| 2° ano EF | Alinhadas à BNCC |
| 5° ano EF | Alinhadas à BNCC e 2001 |
| 5° ano EF | Alinhadas à BNCC |
| 9° ano EF | Alinhadas à BNCC e 2001 |
| 9° ano EF | Alinhadas à BNCC |
| 3 a /4 a séries EM | 2001 |
| Todas | 2018 |
Observação: Desta forma, as avaliações não apenas verificam o que os alunos sabem, mas também se aproximam das competências e habilidades que o currículo nacional estabelece como essenciais.
Qual o critério para a publicação de resultados do SAEB?
Apresentar resultado de, no mínimo, 80% de participação dos anos/etapas avaliados na escola.
Obs.: Os resultados são publicados por ano/etapa, portanto, anos iniciais e finais do ensino fundamental (5º e 9º anos EF) e Ensino Médio (3º ano EM). As pesquisas amostrais os resultados não são divulgados na plataforma do Inep.
Para que servem os resultados do SAEB?
Eles permitem que escolas, municípios e estados avaliem a qualidade da educação que oferecem. Além disso, os resultados subsidiam a formulação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências.
O que as redes de ensino podem fazer com os resultados?
Elas podem utilizar os dados para identificar avanços, planejar intervenções pedagógicas, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e tomar decisões mais assertivas. Em resumo, o Saeb se torna uma ferramenta estratégica para a melhoria da aprendizagem.
Quando são publicados os resultados do SAEB?
Conforme a previsto na Portaria nº 435/2025 do Inep, o cronograma de divulgação dos resultados estará dividido em duas etapas: resultados preliminares e resultados finais. Segue cronograma de divulgação dos resultados:
SAEB – Cronograma de resultados
| Data | Ação |
|---|---|
| 6/7/2026 a 10/7/2026 | Divulgação dos resultados preliminares no Sistema SAEB |
| 6/7/2026 a 10/7/2026 | *Interposição de recursos contra os resultados preliminares no Sistema SAEB 6/7/2026 a 1 |
| A partir de 28/8/2026 | Resultado dos recursos contra os resultados preliminares no Sistema SAEB |
| A partir de 28/8/2026 | Divulgação dos resultados finais do Saeb 2025 no Sistema SAEB |
*Na data final para interposição de recursos, o prazo se encerrará às 17 horas (horário de Brasília).
O SAEB está ligado ao IDEB?
Sim. As médias de desempenho do SAEB, junto com dados do rendimento escolar (aprovação), informados pelas escolas via Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
