SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica

O que é o SAEB?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações em larga escala realizado pelo Inep. Ele permite traçar um diagnóstico da educação básica no Brasil, identificando os níveis de aprendizagem dos estudantes e os fatores que influenciam nesse desempenho.

Cartilha SAEB – Diretrizes da Edição de 2025

Desde quando o SAEB existe?

Ele é realizado desde 1990 e, ao longo dos anos, passou por importantes aprimoramentos teórico-metodológicos. Esses avanços permitiram ampliar o alcance e a precisão da avaliação.

Como o SAEB coleta essas informações?

Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos em toda a rede pública e em uma amostra da rede privada. Esses instrumentos avaliam tanto a aprendizagem dos alunos quanto aspectos contextuais que ajudam a explicar os resultados.

Quais são os anos escolares, redes de ensino, tipologia de aplicação e componentes curriculares são avaliados no SAEB?

Participam do Saeb escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e nas 3ª/4ª séries do Ensino Médio. Segue abaixo o quadro com a tipologia de aplicação dos testes e os componentes curriculares avaliados:

SAEB – Tipologia

Etapa AvaliadaTestesTipo de pesquisa
Educação InfantilNão háAmostral – escolas públicas
2° ano EFLíngua Portuguesa e MatemáticaAmostral – escolas públicas e privadas
5° ano EFLíngua Portuguesa e MatemáticaCensitária – escolas públicas
Amostral – escolas privadas
5° ano EFCiências da Natureza e Ciências HumanasAmostral – escolas públicas e privadas
9° ano EFLíngua Portuguesa e MatemáticaCensitária – escolas públicas
Amostral – escolas privadas
9° ano EFCiências da Natureza e Ciências HumanasAmostral – escolas públicas e privadas
3 a /4 a séries EMLíngua Portuguesa e MatemáticaCensitária – escolas públicas
Amostral – escolas privadas

Qual o critério para que as escolas que ofertem os anos avaliados sejam incluídas na participação do SAEB ?

Ter, no mínimo, 10 estudantes matriculados nos anos/etapas avaliados.

Quais foram as principais novidades nas últimas edições antes de 2025?

  • Inclusão da avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental, desde 2019, alinhada à BNCC, cujos resultados apoiam o programa Alfabetiza Brasil.
  • Avaliação de Ciências Humanas e da Natureza para o 9º ano EF, desde 2019, também em consonância com a BNCC.
  • Avaliação da Educação Infantil (projeto piloto em 2019 e primeira execução em 2021), respeitando a legislação e os parâmetros nacionais de qualidade.
  • Criação em 2019 de questionários eletrônicos para Secretários Municipais de Educação, Diretores de Escola e Professores da Educação Infantil, coletando informações de gestão e do cotidiano escolar.

Quais foram as principais novidades na edição de 2025?

  • Os questionários para professores do Ensino Fundamental e Médio passa a ser aplicados apenas no formato eletrônico.
  • Criação da aplicação da avaliação de Ciências Humanas e da Natureza para o 5º ano do Ensino Fundamental, no formato amostral.
  • Criação do Questionário da Família para o 2º ano do Ensino Fundamental.

Qual o cronograma do SAEB 2025?

O SAEB 2025 será aplicado no período de 20 a 31 de outubro de 2025.

Como estão estruturadas as Matrizes do SAEB?

As matrizes de referência do SAEB foram atualizadas de forma que pudessem estar alinhadas à BNCC. Porém, para efeitos de comparabilidade, os ajustes serão gradativos para alcançar todas as Matrizes. Segue abaixo a estrutura das Matrizes Saeb:

SAEB – Matrizes

Etapa AvaliadaMatrizes de Referência
Educação Infantil2018
2° ano EFAlinhadas à BNCC
5° ano EFAlinhadas à BNCC e 2001
5° ano EFAlinhadas à BNCC
9° ano EFAlinhadas à BNCC e 2001
9° ano EFAlinhadas à BNCC
3 a /4 a séries EM2001
Todas2018

Observação: Desta forma, as avaliações não apenas verificam o que os alunos sabem, mas também se aproximam das competências e habilidades que o currículo nacional estabelece como essenciais.

Qual o critério para a publicação de resultados do SAEB?

Apresentar resultado de, no mínimo, 80% de participação dos anos/etapas avaliados na escola.

Obs.: Os resultados são publicados por ano/etapa, portanto, anos iniciais e finais do ensino fundamental (5º e 9º anos EF) e Ensino Médio (3º ano EM). As pesquisas amostrais os resultados não são divulgados na plataforma do Inep.

Para que servem os resultados do SAEB?

Eles permitem que escolas, municípios e estados avaliem a qualidade da educação que oferecem. Além disso, os resultados subsidiam a formulação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências.

O que as redes de ensino podem fazer com os resultados?

Elas podem utilizar os dados para identificar avanços, planejar intervenções pedagógicas, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e tomar decisões mais assertivas. Em resumo, o Saeb se torna uma ferramenta estratégica para a melhoria da aprendizagem.

Quando são publicados os resultados do SAEB?

Conforme a previsto na Portaria nº 435/2025 do Inep, o cronograma de divulgação dos resultados estará dividido em duas etapas: resultados preliminares e resultados finais. Segue cronograma de divulgação dos resultados:

SAEB – Cronograma de resultados

DataAção
6/7/2026 a 10/7/2026Divulgação dos resultados preliminares no Sistema SAEB
6/7/2026 a 10/7/2026*Interposição de recursos contra os resultados preliminares no Sistema SAEB 6/7/2026 a 1
A partir de 28/8/2026Resultado dos recursos contra os resultados preliminares no Sistema SAEB
A partir de 28/8/2026Divulgação dos resultados finais do Saeb 2025 no Sistema SAEB

*Na data final para interposição de recursos, o prazo se encerrará às 17 horas (horário de Brasília).

O SAEB está ligado ao IDEB?

Sim. As médias de desempenho do SAEB, junto com dados do rendimento escolar (aprovação), informados pelas escolas via Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).