A ação foi embasada na ideia de que a cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional, com papel na formação de um indivíduo crítico e socializado
Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, localizada no Bairro Maria Leite, em Corumbá, realizou a ação intitulada “Cultura Forma Arte”. O evento faz parte do projeto de Revitalização da Escola nas salas do Ensino Médio, através de grafitagem, sob iniciativa e coordenação da professora Anny Lise Rôa.
A ação foi embasada na ideia de que a cultura é um elemento que nutre todo o processo educacional e que tem um papel de suma importância na formação de um indivíduo crítico e socializado, esses movimentos reivindicam a inclusão da cultura no currículo escolar. “Esta ação tem como função levar a arte para dentro da sala de aula, pois a cultura e a educação juntas tornam-se elementos socializadores capazes de transformar nossa forma de pensar”, enfatiza diretor Wanderson Ligier de Jesus.
É importante que os estudantes se sintam parte do processo educacional e acreditamos que este projeto contribuiu para isso. Alguns autores defendem a ideia de que a educação não desvincula-se da cultura, nem a cultura da educação. Candau (2003) afirma que, “a escola é sem dúvida uma instituição Cultural.”

A ação contou com a participação de artistas locais, Marcos Gonzaga, Helker, Odd Van, Jovani Avlaliv e Rude, fazendo uma releitura de obras consagradas de pintores brasileiros como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Thaís Ibañez e Rita Caruzzo.
“Através dessa ação, estudantes e professores, se sentem cada vez mais envolvidos na relação da construção de um espaço agradável e transformador no processo de ensino-aprendizagem e também formar cidadãos éticos e críticos”, salienta Ligier.
A Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros conta com 413 estudantes matriculados, oferece ensino em tempo integral, através da Escola da Autoria, aos estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, também oferece Ensino Fundamental regular do 7º ao 9º ano, além de 3º ano do Ensino Médio, cursos técnicos em Agronegócios e Hospedagem e EJA Conectando Saberes.