Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) está realizando, durante todo o ano, formação continuada para os professores pedagogos que atuam no componente curricular Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
A SED organizou um cronograma de formações visando à melhoria da educação científica do Estado. A área do conhecimento Ciências da Natureza, com base no tema “A Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, destaca a alfabetização e o letramento científico. Desta maneira, os professores pedagogos que atuam no componente curricular do ensino fundamental Ciências da Natureza refletirão sobre práticas pedagógicas que favoreçam a educação científica para crianças.
Na segunda etapa, que acontece nesta sexta-feira (18), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravanti Rosa, os professores estão reunidos para refletir sobre a importância da multimodalidade e do multiletramento na área de Ciências da Natureza para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Já no dia 25 de novembro, o objetivo será de compreender que aprender ciências é aprender outra linguagem, diferente daquela a que estamos acostumados no nosso cotidiano por meio de atividades de experimentação e produção textual.