Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) tem buscado incentivar a pesquisa e a produção autoral na Rede Estadual de Ensino por meio de diversas ações, sendo uma delas a implantação de um Grupo de Trabalho de Laboratórios (GTlabs), que tem como objetivo fomentar a educação científica nas unidades escolares.
Entre as ações já realizadas pelo GTLabs houve a regulamentação dos profissionais para atuarem junto aos Laboratórios da Base Científica das escolas estaduais, denominados professores gerenciadores de laboratórios (Progelabs), por intermédio da Resolução 3.033, de 9 de março de 2016.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 33 profissionais lotados em laboratórios de 31 unidades escolares e, na sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou o primeiro encontro dos Progelabs, com a presença de 13 professores das escolas da de Campo Grande.
O evento teve como objetivo fornecer orientações gerais sobre os laboratórios, iniciar as discussões sobre a Educação Científica nas unidades escolares, fomentar a formação dos Clubes de Ciências, além de incentivar as participações em Feiras de Ciências de diversas instâncias.