Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza esta semana o II Seminário Estadual de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Técnicos do Programa BPC na Escola, de 2 a 4 de agosto, no Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.
Na programação, discussões sobre a importância da parceria das Políticas de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, oficinas, mesas redondas, dinâmicas de grupos e apresentação de experiências exitosas, com impactos de resultados obtidos com beneficiários e familiares.
Programa BPC na Escola
O Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola) e que se organiza por meio da articulação entre o grupo gestor interministerial, grupo gestor estadual, grupo gestor distrital e grupo gestor local.
O BPC na Escola se estrutura a partir de quatros eixos principais, que visam identificar, anualmente, entre os beneficiários do BPC até 18 anos aqueles que estão na escola e aqueles que estão fora da escola; identificar as principais barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC; realizar estudos e desenvolver estratégias conjuntas para superação destas barreiras; realizar o acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao Programa.
Nesta ação, anualmente é realizado o pareamento de dados dos beneficiários do BPC com a matrícula no Censo Escolar, identificando os índices de acesso e de exclusão escolar.