Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

SED cria mecanismos para aprimorar junto aos gestores o acompanhamento dos recursos do PDDE Desempenho

  • 27 mar 2023
  • Categorias:Campo Grande, Financiamento
  • Compartilhar:

Em 2022, cerca de 85 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) foram comtempladas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desempenho da Educação) com a parcela do PDDE Desempenho (Programa Dinheiro Direto na Escola), contabilizando um aumento de mais de R$ 1 milhão nas contas do PDDE das unidades escolares da REE – recurso que deverá ser executado no corrente ano.

Propiciando maior visibilidade às tratativas dos gestores escolares, com atendimento prioritário e constante fornecido pela COGES (Coordenadoria de Gestão Escolar) e demais coordenadorias envolvidas pedagogicamente nos recursos oriundos do programa, a SED (Secretaria de Estado de Educação) tem contribuído para o sucesso das escolas da REE quanto ao acompanhamento e uso correto dos recursos oriundos do PDDE.

Ao criar mecanismos e diretrizes para aprimorar o acompanhamento desse recurso, tais como a oferta de capacitações periódicas, monitoramento em tempo real dos planos de trabalhos, acompanhamento pedagógico e financeiro das ações integradas antes e durante as execuções dos recursos, criação de canais de atendimento e manual de orientação, a SED foi reconhecida quanto às prerrogativas de diligências na execução dos recursos financeiros do PDDE, contribuindo para o recebimento de novos recursos, o que fomenta diretamente o comércio local nos municípios contemplados, beneficia a infraestrutura física e pedagógica e contribui para o pleno desenvolvimento no aprendizado dos estudantes da REE, sendo positivo para toda a comunidade.

Criada pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com o FNDE, o PDDE Desempenho é uma premiação que utiliza a base de cálculo do Ideges (Índice de Desempenho de Gestão Descentralizada), instrumento que mensura a performance da gestão descentralizada das escolas brasileiras executoras do PDDE, reconhecendo iniciativas efetivas de gestão.

De acordo com o FNDE, são utilizados três indicadores do Ideges para as dimensões-chave de desempenho do programa, sendo: o cadastro, por meio do sistema; a execução dos recursos do programa no âmbito da unidade executora; e a prestação de contas dos recursos. Além disso, são cinco os níveis de desempenho, os quais vão de muito baixo a muito alto.

 

PDDE

Criado em 1995, o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) consiste na destinação anual, pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) de recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas estaduais, municipais e distritais de educação básica, e escolas de educação especial qualificadas como beneficentes de assistência social ou de atendimento direto e gratuito ao público.

O PDDE visa contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento e para a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, bem como incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social.

 

Texto: Thaís Davis, SED

Últimas Notícias

  • EE Padre José Scampini realiza encenações teatrais no projeto “Lendo Mais, Sabendo Mais”
  • PICTEC 5 oferece 1.250 bolsas para alunos e professores – inscrições vão até 26 de setembro
  • Música, disciplina e integração: jovens brilham na Mostra de Bandas e Fanfarras de MS
  • Estudante e professora da EE Eduardo Perez representaram MS na Semana de Vivência Legislativa do programa Jovem Senador 2025  
  • Estudantes da EE João Vitorino Marques são destaque nos Jogos Escolares da Juventude de MS  
  • Projeto “Dos livros às telas” é realizado na biblioteca da EE Maria Leite
  • Terceira Mostra de Arte Literária de Estudantes Surdos abre as ações do Setembro Azul em Mato Grosso do Sul
  • Projeto “Ecologia Integral” e teatro abordam sustentabilidade na EE Dom Bosco
  • SED anuncia 30 finalistas do Prêmio Escolas Destaque 2025 do Programa MS Alfabetiza
  • Participação no TecFórum e Agosto Lilás marcam EE Professor João Magiano Pinto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital