A SED (Secretaria de Estado de Educação) em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e da multinacional brasileira, Suzano, lançaram nesta terça-feira (13) o contêiner do Laboratório Educação Profissional e o projeto Plantando o Futuro. A cerimônia aconteceu na EE Professora Neyder Suelly Costa Viera, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
A parceria vai oferecer 480 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional em Campo Grande. O projeto Plantando o Futuro atenderá pessoas de baixa renda, acima de 16 anos, com aulas no período noturno em unidades escolares e nos centros de atenção social dos bairros Aero Rancho, Noroeste e Nova Lima.
Durante o evento, foi lançado o Laboratório de Educação Profissional, realizado em parceria entre Senai, Suzano e Secretaria de Estado de Educação. O espaço visa ampliar as oportunidades e conectar os alunos dos itinerários formativos do ensino médio da Escola Estadual Neyder Suelly com o mercado de trabalho.
De acordo com o Senai, um dos principais objetivos do projeto é contribuir com a melhora na renda das pessoas por meio da empregabilidade ou fomento ao empreendedorismo. A qualificação facilita a transição dos participantes para o mercado de trabalho formal, já que o projeto também conta com parcerias com empresas locais e incentivo ao empreendedorismo, através de suporte e orientações para aqueles que desejam iniciar seus próprios negócios.
Na ocasião, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou que estado tem se desenvolvido muito e com isso surgem novas oportunidades de emprego e que é papel do Senai garantir a melhoria das condições de vida por meio da qualificação profissional.
“Para nós é um desafio e um prazer formar o futuro profissional que está no ensino médio, e além disso, formar a família desses alunos, que muitas vezes está na expectativa de uma oportunidade de emprego. A indústria está crescendo de forma exponencial em Mato Grosso do Sul, e o Senai segue na vanguarda para dar suporte ativo e atender as demandas das empresas e da sociedade”, disse Rodolpho.
Já o gerente de sustentabilidade da Suzano, André Roberto Becher, deixou claro em sua fala que a empresa acredita que o caminho para a construção de uma sociedade melhor passa fundamentalmente pela educação.
Segundo o gerente de sustentabilidade da Suzano, André Roberto Becher, a empresa acredita que o caminho para a construção de uma sociedade melhor passa fundamentalmente pela educação.
“Nós aprendemos ao longo do tempo que o impacto causado quando fazemos sozinho ele é menor, o bom é quando fazemos juntos com outras instituições, com outras pessoas que tenham capacidade institucional, e conhecem aquela região onde a gente trabalha. Então nada melhor que uma parceria como essa aqui do Projeto Plantando o Futuro, que a gente se conecte à Secretaria de Educação, ao Senai, às escolas, pra gente conseguir fazer junto”, afirrmou André.
Para o diretor da EE Neyder Suelly, Márcio Wagner de Souza, ter na unidade escolar o contêiner do Senai amplia a capacidade de atendimento aos estudantes, a Educação Profissional incentiva os estudantes e porder proporcionar mais cursos é primordial na formação desses alunos.
“A escola, por conta de estrutura, não tinha como oferecer outros cursos, tínhamos que escolher muito bem os cursos que a gente poderia oferecer dentro da qualificação funcional, até por conta da falta de estrutura. Então, com a parceria do Senai, a gente fez a proposta pra eles, pra que eles trouxessem algo que pudesse fazer com que a escola tivesse condições de oferecer novos cursos, foi aí que surgiu a ideia do contêiner, onde eles nos cederam a sal para que pudéssemos ampliar novos cursos dentro da qualificação profissional”, explicou o diretor.
A superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Adriana Buytendorp, que representou o secretário de Educação, Hélio Daher, afirmou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada na área da educação.
“Juntos somos muito mais fortes, especialmente quando estabelecemos parcerias voltadas para melhorar as condições de formação de nossos estudantes e acesso ao mercado de trabalho. Em nome do secretário Hélio Daher, agradeço essa parceria realizada com o Senai, a Suzano e a Secretaria de Educação. Isso é o começo de muitas outras parcerias que podem ser implantadas em nosso Estado para trazer melhor formação para os nossos alunos, porque é por eles, por cada estudante da Rede Estadual de Ensino que estamos aqui”, afirmou Adriana.
Projeto Plantando o Futuro
O projeto Plantando o Futuro é uma iniciativa de dois anos que visa capacitar 2.390 pessoas e tirar pelo menos 1.434 pessoas da linha da pobreza em 10 municípios de atuação da Suzano em Mato Grosso do Sul. Além da Capital, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo devem receber cursos de qualificação profissional.
Confira os cursos que serão oferecidos na E.E. Profª Neyder Suelly Costa Viera
Agente de Inspeção de Saúde e Segurança do Trabalho – 40h – 19h às 22h
Eletricidade Básica – 40h – 19h às 22h
Vendedor – 40h – 18h às 22h
Atendimento ao público – 40h – 18h às 22h
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED