A iniciativa tem como objetivo identificar, precocemente, possíveis alterações na audição que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem.
A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), vinculado à Coesp (Coordenadoria de Educação Especial), tem realizado, de forma gratuita e contínua, exames audiológicos voltados à avaliação auditiva de estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino).
A iniciativa tem como objetivo identificar, precocemente, possíveis alterações na audição que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem. Com diagnóstico precoce, é possível garantir encaminhamentos adequados para atendimentos especializados e intervenções pedagógicas eficazes.

Ceada está realizando avaliação auditiva gratuita com estudantes e comunidade, mediante agendamento.
Agendamento
As avaliações são realizadas mediante agendamento prévio, com encaminhamento feito pelas unidades escolares da REE. Têm prioridade os estudantes com histórico de dificuldades escolares e aqueles já acompanhados por profissionais da Educação Especial.
Com uma estrutura equipada com aparelhos de audiometria e imitanciometria, o CEADA dispõe de atendimento especializado por fonoaudióloga, assegurando qualidade técnica e confiabilidade nos resultados. Embora voltado prioritariamente para estudantes da rede estadual de ensino, o serviço também está disponível ao público externo, conforme a disponibilidade da agenda.
Os atendimentos ocorrem às segundas-feiras no período vespertino, exclusivamente com agendamento prévio. Para agendar, as escolas ou o público interessado devem entrar em contato pelos telefones:
(67) 3314-1289
(67) 3314-1235
WhatsApp: (67) 99306-4062
De acordo com Bruno Ribeiro da Cruz, gerente pedagógico do CEADA, a audiometria é uma ferramenta fundamental para garantir a equidade no processo de aprendizagem, “a avaliação auditiva permite que possamos intervir de forma mais precisa no percurso educacional dos nossos estudantes. Ao identificar alterações na audição, conseguimos articular ações com professores, profissionais da Educação Especial e famílias, garantindo um acompanhamento mais eficaz e inclusivo”.
Com essa ação, a SED reafirma seu compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade, promovendo ações que asseguram o pleno desenvolvimento de todos os estudantes. O CEADA mantém-se como referência no apoio à inclusão educacional de estudantes com DA (deficiência auditiva), atuando em parceria com escolas e equipes multiprofissionais da Educação Especial em Mato Grosso do Sul.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Ceada