Durante os dias 8 e 9 de agosto, Goiânia, capital de Goiás, sedia o 1º Encontro da Região Centro-Oeste do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), que irão compartilhar experiências e debater novas estratégias de ensino. Secretários de Educação e técnicos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal participam do encontro.
Cerca de 50 gestores e técnicos de secretarias estaduais participam do encontro interestadual. O evento propõe o debate de assuntos de interesse coletivo, como o Novo Ensino Médio, o Plano Nacional de Educação e os ensinos em tempo integral, técnico e profissional. A pauta também vai aprofundar a discussão em quatro áreas-chave: formação de professores e recomposição da aprendizagem; gestão pedagógica e tecnologias educacionais; gestão de pessoas e gestão administrativo-financeira.
O secretário de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consed, Helio Daher, acredita que o encontro representa uma oportunidade significativa para fortalecer a educação na região por meio da colaboração entre os estados participantes.
“Esse momento aqui é importante, mas não se esqueçam do porquê nós estamos aqui. Nosso foco é cada estudante que tem na escola pública seu único caminho de vida, nesse encontro nós temos uma missão, que é se colocar um ao lado do outro, trocar experiências e pensar em cada criança, cada jovem, cada adulto que tem na escola pública, tirarmos daqui a inspiração para melhorarmos o Centro-Oeste e mostrar para o Brasil o caminho da educação”, disse Hélio.
O vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, classificou o evento como um fato histórico. “É a primeira vez que secretários se reúnem para discutir avanços e encontrar caminhos e soluções”, resumiu. Também participaram da abertura do encontro os secretários da educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; e de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, que é vice-presidente do Consed pela Região Centro-Oeste.
O objetivo do evento é discutir e colaborar em quatro áreas-chave da educação: formação de professores e recomposição da aprendizagem, gestão pedagógica e tecnologias educacionais, gestão de pessoas e gestão administrativo-financeira. O encontro também busca promover a troca de experiências e soluções para a educação.
A programação inclui abertura cultural, palestra sobre liderança pedagógica, com Renato Casagrande, além de discussões em salas temáticas sobre os tópicos centrais do evento. No segundo dia, também haverá uma plenária de compartilhamento dos principais insights e conclusões.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Consed