Os professores trabalham com estudantes com Deficiência Visual no município de Campo Grande
A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do CAP-DV/MS (Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais de mato Grosso do Sul) realizou, nos dias 8, 13 e 20 de maio, os 3 primeiros encontros da Formação Continuada sobre o AEE (Atendimento Educacional Especializado), com foco na temática “Orientação e Mobilidade para estudantes com deficiência visual”. A formação é voltada a professores que atuam nas SRM (Salas de Recursos Multifuncionais) da REE (Rede Estadual de Ensino).
Com o objetivo de aprofundar a compreensão dos educadores sobre as especificidades do processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual, a formação busca desenvolver competências que possibilitem a aplicação de estratégias inclusivas no cotidiano escolar. Entre os conteúdos abordados estão técnicas de orientação e mobilidade, como autoproteção, proteção superior, proteção inferior o uso do guia vidente.
As atividades foram organizadas em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, para favorecer a participação dos professores. Os encontros proporcionaram momentos de troca de experiências, reflexões e práticas colaborativas, fortalecendo o trabalho pedagógico voltado à inclusão.
O gerente pedagógico do CAP-DV/MS, Erick Montenegro, destacou que, “o papel do professor no processo de inclusão é fundamental, e essa formação é uma oportunidade essencial para fortalecer essa prática. Ao abordar aspectos específicos da orientação e mobilidade para estudantes com deficiência visual, estamos contribuindo para que os educadores se sintam mais preparados e seguros em suas intervenções pedagógicas. Mais do que técnicas, essa formação promove uma mudança de olhar, incentivando a construção de uma escola verdadeiramente acessível, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento de todos os estudantes”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CAP-DV.