Os docentes atendem os estudantes surdos de Campo Grande e interior de Mato Grosso do Sul
A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou, nos dias 7 e 8 de maio, o primeiro encontro formativo do ano destinado aos professores que atuam no Apoio Pedagógico Especializado para estudantes surdos da Rede Estadual de Ensino.
Em Campo Grande, a formação foi realizada presencialmente no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), com a participação das equipes do NAAD (Núcleo de Avaliação e Acompanhamento Didático) e do Núcleo de Formação. O encontro promoveu reflexões sobre ética, práticas pedagógicas inclusivas e estratégias para o atendimento aos estudantes surdos.
A gerente pedagógica do CAS, Daniela Silva da Costa, na abertura do evento, destacou a importância da formação continuada e da articulação entre as escolas, a Coordenadoria de Educação Especial (Coesp) e o CAS, “a participação de vocês [professores] nestas formações é fundamental. As escolas e o CAS trabalham em conjunto, em consonância com a Coesp. E esse esforço conjunto se reflete diretamente na aprendizagem dos estudantes surdos. Somos agentes transformadores”.
Durante o encontro, a técnica ouvinte Keren da Silva Peralta (NAAD) abordou a importância da postura ética e profissional dos professores, desde a apresentação pessoal até a interação com os estudantes, destacando que atitudes respeitosas contribuem para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.
A técnica Maíra Clara da Silva Araújo Martiniano (NAAD) ressaltou a relevância do papel desempenhado pelos professores e reconheceu os desafios enfrentados no dia a dia, incentivando-os a buscar apoio junto ao NAAD. Ela também reforçou a necessidade do cumprimento de prazos, como a entrega dos vídeos da Mostra Literária.
Tauane Pereira Lopes (NAAD) chamou a atenção para a importância de comunicar com antecedência questões relacionadas aos atestados e assiduidade, reforçando o compromisso com as responsabilidades do trabalho docente. Já Paola Calças Medeiros de Souza (NAAD) destacou a relevância da participação no Curso de Atualização promovido pela Coesp.
Sessão temática
Um dos momentos de destaque da formação foi a sessão temática “Surdez aliada às demais especificidades”, conduzida pela técnica surda Flávia Martinez Ortiz (NAAD), que apresentou, junto à equipe, sugestões práticas para a adaptação de materiais pedagógicos considerando a diversidade dos estudantes.
No dia 8 de maio, o encontro formativo foi ofertado de forma remota, via Google Meet, para os professores que atuam nos municípios do interior do estado, garantindo a participação de profissionais de diversas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Ao final do encontro, o Núcleo de Formação realizou um momento de agradecimento pela participação dos professores e pelas interações durante a formação. Também foi disponibilizado o formulário de avaliação, que funcionou como lista de presença, atualização de dados para emissão de declarações e espaço para comentários e sugestões, inclusive sobre temas de interesse para futuras ações formativas.
O objetivo central do encontro foi fortalecer a atuação dos professores do Apoio Pedagógico Especializado, por meio de discussões sobre ética, estratégias didáticas, documentação pedagógica (como o PEI e o Diário de Bordo) e o relacionamento com as escolas. O tema “Surdez aliada às demais especificidades” norteou as reflexões e promoveu um espaço de escuta, aprendizado e troca de experiências.
A equipe do CAS/MS e a gestora Daniela Silva da Costa avaliaram positivamente esse primeiro momento formativo, destacando o comprometimento dos profissionais envolvidos e a importância da continuidade dessa ação para o avanço da educação inclusiva no estado.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CAS