Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

SED promove segundo encontro formativo para professores que atuam com estudantes surdos indígenas e AEE

  • 21 ago 2025
  • Categorias:CAS
  • Compartilhar:

O momento formativo proporcionou aos participantes o contato com conhecimentos sobre línguas indígenas de sinais e discutiu caminhos para integrá-las às práticas pedagógicas.

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da Coep (Coordenadoria de Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizou, no dia 7 de agosto, o segundo encontro formativo de 2025 voltado a professores que atuam com estudantes surdos indígenas e docentes do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da REE (Rede Estadual de Ensino).

No período matutino, o encontro foi destinado exclusivamente aos professores que atuam no apoio pedagógico especializado a estudantes surdos indígenas. O tema central, “Etnicidade e Resgate das Línguas Indígenas de Sinais”, foi abordado pela professora doutora Shirley Vilhalva, referência nacional na pesquisa da Língua Indígena de Sinais.

A palestrante trouxe reflexões sobre a vivência dos estudantes surdos indígenas, ressaltando a importância da valorização das identidades étnicas e linguísticas no ambiente escolar. O momento formativo proporcionou aos participantes o contato com conhecimentos sobre línguas indígenas de sinais e discutiu caminhos para integrá-las às práticas pedagógicas, respeitando e reconhecendo os contextos culturais de cada comunidade indígena.

A gerente pedagógica do CAS, Daniela Silva da Costa, destacou que “conhecer as especificidades culturais e linguísticas dos estudantes surdos indígenas é fundamental para garantir um ensino que acolha suas identidades e promova a aprendizagem de forma significativa. Esses momentos formativos fortalecem o trabalho docente e contribuem para práticas pedagógicas mais sensíveis, contextualizadas e inclusivas”.


Realizada de forma remota, pela plataforma Google Meet, a formação contou com a participação de docentes de diferentes municípios do estado, ampliando o alcance das discussões.

No período vespertino, o encontro foi direcionado aos professores que atuam com estudantes surdos no AEE, com foco no compartilhamento de estratégias pedagógicas, elaboração e adequação de materiais e construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), considerando as especificidades de cada estudante. A formação ocorreu presencialmente, nas dependências do CAS, em Campo Grande, e também remotamente via Google Meet, garantindo a participação de profissionais de diferentes localidades.

A técnica ouvinte Emília José dos Santos Pereira abordou o funcionamento do AEE para estudantes surdos e a importância do planejamento pedagógico. Em seguida, a técnica ouvinte Ana Paula Ranzani Fernandes Portes ressaltou a necessidade de um conhecimento prévio detalhado sobre cada estudante, enfatizando a atenção diagnóstica para o planejamento e elaboração de atividades personalizadas.

Por fim, a técnica surda Helen Trefzger Ballock apresentou materiais confeccionados e exibiu um vídeo demonstrando a adequação de atividades com o uso de tecnologias assistivas, que contribuem para a produção de materiais pedagógicos acessíveis.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CAS.





Últimas Notícias

  • Esporte e educação caminham juntos na trajetória de alunos da E.E. João Carlos Flores
  • Em Dourados, estudantes utilizam múltiplas disciplinas para discutir cidadania e justiça social
  • Estudantes se destacam em concurso estadual com curtas sobre os perigos das apostas online
  • MS participa de conferência em Brasília que destacou protagonismo popular na luta por justiça racial no Brasil
  • Educação Antirracista ganha força no Conesul com nova formação para professores da REE
  • Café Cultural movimenta a Escola Jamic com arte, conhecimento e valorização da cultura africana
  • Preparatório para o ENEM na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha fortalece a formação dos estudantes
  • SED promove segundo encontro de capacitação para professores de apoio para estudantes surdos
  • Projeto inovador da EE Maestro Frederico Liebermann se destaca na Feira de Ciências de Campo Grande
  • JOMAP incentiva protagonismo juvenil com capacitação para o mercado de trabalho
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital