O curso visa contribuir para a construção de processos pedagógicos voltados à sustentabilidade socioambiental, com foco em temas como justiça climática, risco de desastres, biodiversidade, direitos territoriais e enfrentamento do racismo ambiental.
A SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), está promovendo o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental com ênfase na Crise Climática. A iniciativa integra um esforço estratégico para formar professores das redes estadual e municipal de ensino como agentes multiplicadores em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
A etapa presencial do curso será ministrada pela professora pesquisadora da UFMT doutora Giseli Gomes Dalla Nora. Ao chegar no estado, a pesquisadora participou de reuniões diagnósticas com o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais – SUPRE Davi de Oliveira dos Santos e as equipes da Comesp (Coordenadoria de Modalidades Específicas) e UnEA (Educação Ambiental). As informações levantadas farão parte do relatório final do projeto que apresentará um diagnóstico das redes educacionais do país.
Com carga horária de 180 horas, na modalidade semipresencial, o curso é direcionado a 40 profissionais da educação de 5 instituições das esferas municipal e estadual. A formação faz parte do projeto “Educação Ambiental, com ênfase em justiça climática: um projeto de formação docente para a atuação crítica nas redes públicas de ensino”, aqui no estado, o curso tem como um de seus objetivos centrais restabelecer e fortalecer as redes de Educação Ambiental sul-mato-grossenses, promovendo a articulação entre escolas, comunidades e órgãos públicos.
Mês Verde
A proposta vem de encontro com a abertura do Mês Verde – Junho, período marcado por ações de sensibilização e mobilização ambiental em todo o país. Ao ocorrer neste contexto, a formação reforça o compromisso com a construção de uma cultura ambiental crítica e transformadora nas escolas públicas, especialmente em um cenário de emergência climática.
O curso visa ainda contribuir para a construção de processos pedagógicos voltados à sustentabilidade socioambiental, com foco em temas como justiça climática, risco de desastres, biodiversidade, direitos territoriais e enfrentamento do racismo ambiental.
Dividido em módulos temáticos, o conteúdo propõe uma abordagem integrada entre teoria e prática, culminando na produção de materiais pedagógicos e de educomunicação.
Ao final da formação, os professores e coordenadores pedagógicos participantes estarão habilitados a atuar como multiplicadores em suas comunidades escolares, promovendo ações transformadoras e engajadas com os desafios ambientais locais e globais.
Essa iniciativa marca um importante passo no fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental no estado, e reafirma o compromisso da SED e da UFMT com uma educação crítica, inclusiva e comprometida com o enfrentamento da crise climática.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.