A formação teve como objetivo fortalecer e aprimorar as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos cursos de Gastronomia, Estética, entre outros.
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), por meio do CEAME/TEA (Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista), realizou um encontro formativo com a equipe do SENAC de Campo Grande, com foco no acompanhamento de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) matriculados em cursos de qualificação profissional (técnicos) e de graduação tecnológica.
Com o tema “Conhecendo o TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, a formação teve como objetivo fortalecer e aprimorar as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos cursos de Gastronomia, Estética, entre outros. A proposta foi voltada ao desenvolvimento de habilidades básicas, com integração entre teoria e prática, garantindo uma aprendizagem acessível, eficaz e inclusiva aos estudantes com TEA.
A gerente pedagógica do CEAME/TEA, Maria José dos Santos, destacou que o encontro formativo reforça a parceria e o compromisso entre os sistemas de ensino – SED e SENAC – “principalmente, na garantia de um processo de inclusão voltado ao desenvolvimento e fortalecimento das aprendizagens, tanto pedagógicas quanto profissionais, de estudantes com autismo matriculados nesses cursos, preparando-os para a inserção no mundo do trabalho”, finaliza.
O encontro foi realizado presencialmente no dia 4 de julho de 2025, nas dependências do SENAC/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Departamento Regional de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua 26 de Agosto, nº 835, em Campo Grande.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAME