Campo Grande (MS) – A Coordenadoria de Políticas para Educação Especial (COPESP), por meio do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), deu início aos encontros de Formação Continuada – Ano 2018. O objetivo é desenvolver a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino por meio dos professores de Apoio Educacional Especializado que atuam nessas unidades.
Em abril, 373 profissionais da Educação Especial participaram do primeiro encontro que teve como tema “Plano Educacional Individualizado – PEI”, instrumento de trabalho do professor para o atendimento aos estudantes com deficiência. Este foi o primeiro de quatro encontros que serão ofertados ao longo do ano.
No dia 3 de maio (quinta-feira), aconteceu o primeiro encontro de formação continuada para professores de atendimento educacional especializado (AEE), da Sala de Recurso Multifuncional, com a participação de 83 profissionais, entre professores e técnicos do CEESPI.
Segundo as coordenadoras dos núcleos, o propósito desses encontros é promover a inclusão nos ambientes escolares de forma efetiva, por meio dos técnicos especialistas em educação especial, dos professores de sala de recursos e dos professores de atendimento educacional especializado. “Nosso objetivo é fortalecer a equipe para que o processo de inclusão nos espaços escolares seja mais efetivo, através de um instrumento indispensável para um acompanhamento de qualidade aos nossos estudantes público da educação especial – o PEI”, reforça a coordenadora do CEESPI, Ângela Maria Dias.
Em Campo Grande temos 38 Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas da rede estadual e aproximadamente 512 estudantes estão recebendo atendimentos nessas salas, no contra turno aos das aulas do ensino regular, em até duas vezes por semana e em pequenos grupos.