• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Equipe
    • Organograma SED
    • Diário Oficial
    • Missão, Visão e Valores
    • Legislação
    • Plano Estadual
    • Programas e Projetos
    • Publicações
    • Ramais da SED
    • Acesso ao E-mail
    • Portal do Servidor
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Conselho Estadual de Educação
  • Painel do Aluno
  • Matrícula Digital
  • Escolas
    • Calendário Escolar
    • APM
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Gestão Colegiada
    • Avaliação Educacional
      • SAEB
      • ENEM
      • PISA
      • Avaliação Institucional da Educação de Mato Grosso do Sul – AIEMS
      • Links
    • Tipologia
    • Projetos Escolares
    • Plano Estadual
    • Ramais da SED
    • Acesso ao Webmail
  • Carta de Serviços
  • Telefones

Formação aborda os transtornos específicos de aprendizagem e as salas de apoio pedagógico

Categoria: Educação Especial | Publicado: sexta-feira, junho 2, 2017 as 10:08 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou esta semana a 1ª Formação Continuada “Perspectivas Educacionais sobre os Transtornos Específicos de Aprendizagem e o Trabalho nas Salas de Apoio Pedagógico, de 30 de maio a 1º de junho, no Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (Ceespi), em Campo Grande.

Na programação, palestras sobre o funcionamento e organização das salas de apoio pedagógico e o papel do professor; planejamento das atividades, diário de bordo, portfólio, registros caderno de estudante e cronograma de atendimento; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia; alfabetização e letramento; e oficinas.

A formação, realizada com o apoio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (Copesp), ofereceu às professoras das Salas de Apoio Pedagógico a ampliação a ampliação do repertório acerca dos conhecimentos sobre os Transtornos Específicos de Aprendizagem para que elas possam realizar um trabalho de excelência com os estudantes da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Sala de Apoio Pedagógico, Daniela Gil, foram três dias de trabalho intenso. “Utilizamos a metodologia de Educar pela Pesquisa para que não percamos de vista a importância de termos profissionais da educação que postulem práticas pedagógicas que de fato possam atender a demanda das nossas crianças. Estamos muito confiantes no êxito desse projeto”, destacou.

Salas de Apoio Pedagógico

As Salas de Apoio Pedagógico nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul foram implantadas com objetivo de oferecer apoio pedagógico que melhore o contexto educacional e acadêmico dos estudantes com dificuldade de aprendizagem, buscando alternativas para superar essa dificuldade e contribuindo para o fortalecimento da aprendizagem e identidade dos estudantes atendidos.

As salas, um serviço da Educação Especial com início no mês de junho de 2017, são destinadas para atendimento de estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com transtornos funcionais específicos da aprendizagem, com transtornos funcionais específicos da aprendizagem, com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), dislexia, discalculia, disortografia ou com múltiplas repetências, considerados pelo menos dois anos de reprovação.

O atendimento ao estudante terá caráter temporário e provisório, com o prazo de permanência e frequência na Sala de Apoio Pedagógico estabelecido no Plano Educacional Individualizado. As salas têm como foco a aprendizagem, com atendimento será no contraturno, até três vezes por semana, com grupos de, no máximo, cinco estudantes, com recursos de intervenção de alfabetização que contemplem oralidade, escrita e leitura.

[ngg_images source="galleries" container_ids="207" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="120" thumbnail_height="90" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"] 

 

Publicado por: tmotta@fazenda.ms

Últimas Notícias

  • SED abre licitação para concorrência de reforma de unidade escolar de Campo Grande
  • III Seminário do CEAME/TEA teve como temática “Interfaces entre a Educação e Saúde”
  • SED divulga resultado preliminar de validação de autodeclarações do concurso para professor da SED
  •   Dia Nacional da Matemática é comemorado com atividades lúdicas na EE Maestro Frederico Liebermann
  • Manoel de Barros é inspiração em aula diferenciada na EE João Leite Barros, extensão Paiolzinho
  • SED divulga resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de Psicólogo e Assistente Social  
  • Professores das salas de recursos multifuncionais de unidades da REE participam 1º Encontro da Formação Continuada
  • Estudantes do CEAM/AHS estão na 38ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP-OMU 2022
  • Governo atende categoria e amplia o número de candidatos aprovados no concurso para professores
  • Estudante da EE José Maria Hugo Rodrigues irá representar MS no Concurso Jovem Senador 2022
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Av. do Poeta Manoel de Barros,

Bloco V – Parque dos Poderes
Cep 79031-350
Campo Grande-MS
Tel: (67) 3318-2200

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.