Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Políticas para Educação Especial (COPESP), por meio Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), deu continuidade ao 2º encontro de Formação Continuada para professores de Sala de Recurso Multifuncional (SEM) e técnicos em educação especial do CEESPI. O evento aconteceu no dia 15 de junho, no período integral, no CEPEF – Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima.
O objetivo desse encontro foi oferecer subsídios numa perspectiva inclusiva, para que os professores de atendimento educacional especializado (AEE) de SRM e técnicos em educação especial possam articular um trabalho interdisciplinar e colaborativo na escola promovendo a efetividade no processo de inclusão dos estudantes com deficiência.
Com intuito de preparar o AEE aos estudantes com surdez, cegueira e baixa-visão, houve a participação através de palestras da Gerente Pedagógica Maria Cândida e a técnica Carla Cecília, ambas do Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual – CAP/DV, e também do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS/MS, com a participação do Gerente Pedagógico Cláudio Luiz e da técnica Dariane Chita.
Atualmente contamos com 42 salas de recursos, que buscam apoiar as escolas na organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. Os atendimentos são realizados no contra turno através do um Plano Educacional Individualizado – PEI.
Durante a formação os professores continuaram recebendo orientações sobre a organização da SrM e na elaboração e o desenvolvimento de projetos que promovam a inclusão nos espaços escolares onde atuam. A professora de AEE Adalgisa da EE Amando de Oliveira apresentou o projeto que está desenvolvendo “Construindo Pontes e Derrubando Muros”. Segundo ela “as atividades têm alcançando pontos positivos no processo de inclusão, pois conseguiu envolver a comunidade escolar, fortalecendo vínculos e envolvimento dos professores e estudantes de várias turmas”.
O CEESPI promoveu dois encontros no primeiro semestre deste ano e continuará oferecendo mais dois no segundo semestre. Além disso, acompanham e orientam as escolas semanalmente, através dos técnicos especialistas em educação especial. Entre professores e técnicos, 87 pessoas participaram da formação.