Segundo Bimestre foi marcado com diversas ações na EE Vereador Moacir Djalma Barros

  • Publicado em 24 jun 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • As ações foram Dia D da Leitura e de Conscientização e Combate ao Bullying, além do Maio Amarelo e Maio Laranja

    A Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, em Dourados, realizou nos últimos dias diversas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se do Dia D da Leitura, do Dia D de Conscientização e Combate ao Bullying, além das ações do Maio Amarelo e Maio Laranja.

    Dia D da Leitura

    O dia D da Leitura teve como escopo promover o gosto pela leitura e oportunizar o acesso a diversos gêneros textuais. Este momento de leitura e exploração ocorreu por todo o espaço escolar: biblioteca, salas de aula, redes literárias, tapetes de leitura e rodas de leitura em espaço aberto.

    As Redes foram uma experiência muito positiva com os estudantes do Ensino Fundamental I. Elas permitem que os leitores compartilhem suas experiências e opiniões sobre livros.

    Outro momento proposto foi a Leitura em Família, uma experiência em que os  pais e responsáveis das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I do período vespertino,  participaram fazendo leitura com os estudantes. O momento foi prazeroso, de construção de conhecimentos e estreitamento de laços entre família, aluno e escola.

    Combate ao Bullying

    Dia D de Conscientização e Combate ao Bullying

    O mês de maio foi marcado pelo desenvolvimento do projeto “Dia D de Conscientização e Combato ao Bullying”, o principal objetivo foi de promover a conscientização e os efeitos negativos da prática do Bullying, bem como, estimular a empatia, valorizar as diferenças e promover  respeito mútuo.

    Dentre as ações desenvolvidas durante o Dia D do combate ao Bullying, teve destaque as rodas de conversas, as produções de textos, desenhos e cartazes pelos estudantes de diversas turmas. Além disso, foi desenvolvidojunto às turmas do 3º  ano do Ensino Fundamental I,  a dinâmica reflexiva e ativa – Palavras Que Ferem, em que as turmas puderam analisar e ponderar o impacto que as palavras e ações têm na vida do outro.

    A conscientização e o combate ao bullying são fundamentais para criar um ambiente seguro e acolhedor para todos. O bullying é um problema sério que pode ter consequências negativas para a saúde mental e emocional das vítimas.

    Maio Amarelo

    Ação do Maio Amarelo nas dependências da unidade escolar

    No dia 27 de maio, a Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros desenvolveu o Projeto Maio Amarelo – “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

    Na ocasião, receberam a visita do Agente de Trânsito e Coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito da Agetran, juntamente com o Subtenente Deivis, o Subtenente Pereira e o Sargento Ben-Hur.

    Os agentes ministraram uma palestra de conscientização sobre as Leis de Trânsito, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis e seguros no dia a dia do trânsito em nossa cidade.

    Maio Laranja

    Maio Laranja foi debativo na escola

    O Maio Laranja é uma campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, e a unidade escolar não ficou de fora dessa importante iniciativa.

    No dia 30 de maio, recebeu a visita da delegada Ariana da Silva Gomes, da Delegacia da Mulher de Dourados, que dialogou com as estudantes acima de 14 anos do período matutino, conscientizando-as sobre a gravidez na adolescência e os métodos para reconhecer a violência sexual.

    A conscientização é de fundamental importância para que todos compreendam os riscos, saibam como se proteger e conheçam os canais de denúncia e comunicação. Participou do encontro a Assistente Social Adriele Coelho da CRE5.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: arquivo escolar.

     

    Categorias :

    Dourados

    Veja Também