Evento contou com a presença da relatora da PEC 15/2015, deputada Dorinha, que falou sobre a proposta do Fundo para a Educação.
Campo Grande (MS) – Após dois dias de discussão na cidade de João Pessoa-PB, em reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), ficou definido o apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O posicionamento do Conselho foi apresentado com a participação da deputada federal Dorinha Rezende, relatora da PEC 15/2015.
A parlamentar foi responsável por uma apresentação do texto apresentado na Comissão Especial que trata a PEC. Ela falou que está à disposição do Consed e aberta às contribuições dos secretários para a reestruturação do Fundeb. Dorinha pediu, ainda, o apoio dos secretários na articulação com os governadores e as bancadas estaduais para garantir a aprovação da proposta no Congresso.
Além da pauta do Fundeb, neste segundo dia a reunião contou com apresentação de proposta de Cooperação Técnica Educacional da Unesco feita por Pablo Cevallos, diretor regional do Instituto de Planejamento de Educação (IPE). Ele falou sobre alguns projetos de educação que a Unesco tem para o Brasil e os quatros cursos virtuais de formação que o instituto oferece para profissionais de Educação.
Como parte da pauta prevista para esta quinta, também foram apresentados, pelos secretários, os status das Frentes de Trabalho do Consed: Ensino Médio, Financiamento, Avaliação, Formação de Professores, BNCC e Regime de Colaboração, e Tecnologia da Informação.
Com informações: Secretaria da Educação da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.