A unidade, que oferta educação em tepo integral, fez com que a prática da tutoria fosse utilizada para fortalecer os vínculos.
A Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes, que oferta educação em tempo integral, em Paranaíba, realizou nos dias 12 a 16 de agosto, a Semana da Tutoria, desenvolvento o projeto de leitura “O Livro que eu Li”, com a participção de toda comunidade escolar.
De acordo com o diretor Elio Cardoso dos Santos, por ofertar educação em tempo integral, a unidade fez com que a prática da tutoria fosse utilizada para fortalecer os vínculos. Nesta semana, cada professor tutor, teve o compromisso de reunir com os seus tutorados.
A pauta geral foi: Escolher junto com o aluno o livro que o aluno vai ler no semestre, para Feira Literária; Orientar sobre as médias semestrais; Falar sobre bullying; Falar sobre a valorização do espaço público escolar; Orientar sobre sua higiene pessoal e realizar uma escuta ativa, sobre os conflitos que a adolescência proporcionam.
Esta tutoria, na escola Wladislau, foi realizada de forma coletiva, “tendo em vista que cada tutor atende um número diversificado na unidade escolar. Neste momento de tutoria, cada estudante escolheu o livro que será trabalhado no segundo semestre”, lembra coordenador pedagógico Décio Julio Vicentin Braga.
Esta dinâmica de leitura é parte do Projeto “O Livro que eu Li”, onde cada integrante dos segmentos alunos, professores e administrativos tem o compromisso de ler pelo menos dois livros gerenciados pela equipe do projeto, além de outros livros já indicados pelos professores ou de livre escolha. “Neste semestre, a culminância do projeto tem seu ponto forte na Feira Literária Amigos do Wladislau., agendada para segunda quinzena de novembro”, finaliza diretor.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar