O evento Setembro Azul celebra o mês do surdo, destacando as estratégias pedagógicas utilizadas no Atendimento Educacional Especializado e em sala de aula. A inscrição é obrigatória até o dia 09 de setembro de 2024, por intermédio do link: https://doity.com.br/setembro-azul-2024
A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da COESP (Coordenadoria de Educação Especial) e do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), realizará mais uma edição do Seminário intitulado Setembro Azul, com o tema “Educação de Surdos: Experiências Pedagógicas, Celebrando Conquistas!”.
Setembro é um mês simbólico para a comunidade surda, marcado pelo Congresso de Milão de 1880, que proibiu o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos em favor do método oral. O Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro, relembra a fundação da primeira Escola de Surdos no Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro. A cor azul do Setembro Azul é uma homenagem à resistência dos surdos durante a Segunda Guerra Mundial, quando foram identificados pelos nazistas com uma faixa azul, hoje simbolizando orgulho e pertencimento à comunidade surda.
Inscrições
O evento ocorrerá no dia 11 de setembro de 2024, com credenciamento às 13h30min e início às 14h, no auditório da OAB, localizado na Av. Mato Grosso, 4700 – Centro, Campo Grande – MS. A inscrição é obrigatória até o dia 09 de setembro de 2024, por intermédio do link: https://doity.com.br/setembro-azul-2024
Para informações adicionais, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez está à disposição pelo WhatsApp 3314-1273 e no perfil do Instagram @cas.sed.ms.
Adersino Junior, SED