“Sexta-Feira Cultural” é uma das ações da Escola Estadual Zumbi dos Palmares

  • Publicado em 27 mar 2018 • por tmotta@fazenda.ms •

  • Campo Grande (MS) – Com o objetivo de envolver todos os estudantes do Ensino Médio em uma atividade que pudessem trabalhar juntos, a equipe gestora e professores da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada em uma comunidade quilombola no município de Jaraguari, desenvolveram uma ação chamada “Sexta-feira Cultural”. 

    A ideia inicial é, além do trabalho em equipe, reforçar a autoestima dos estudantes, promovendo atividades pensadas por eles e que envolvam toda a escola. Além disso, a importância das atividades culturais na escola vai mais além, vai ajudar e permitir  desenvolverem valores culturais e artísticos, saberem se expressar melhor e recuperar os valores humanos.

                    

    As ações ocorrem uma vez por semana, onde cada sala é responsável por apresentar, durante o intervalo, uma atividade cultural que esteja relacionada ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

                     

    Dentre as três sextas-feiras apresentadas, foram abordados conteúdos de Física, História, Educação Física, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia, ressaltando no primeiro momento o Papel da Mulher na sociedade, com homenagens durante o intervalo, posteriormente os estudantes associaram o conteúdo estudado em Física “Ondas” com uma apresentação de dança da música “Olha a Onda” e na última sexta-feira realizaram uma apresentação de dança contendo diversos estilos musicais, principalmente ritmos de origem Africana, buscando o contexto histórico interligado nas apresentações. O resultado foi a participação efetiva de todos.  

                       

    Para a estudante Maria Eduarda Martins do 1º ano, afirma: “Nós ficamos todos empolgados em ver o que virá de apresentação em cada semana, depois deste projeto nós melhoramos nosso convívio dentro da escola, pois essas atividades nos faz trabalhar em conjunto. É muito bom poder se sentir parte do processo, pois as apresentações somos nós que escolhemos quais fazer.”

                       

    “Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, pois visamos complementar a formação do aluno, um estudante não é feito apenas de matérias como matemática, química, geografia e história. Todas as matérias são importantes sim, mas é preciso aprender a cultura, por isso a importância das atividades culturais”, afirma o coordenador pedagógico Jacson José.

                      

    O diretor escolar Marcos Reichel acrescenta, “Nós tínhamos em nossa escola um problema relacionado à falta de estudantes em grande número na sexta-feira, logo pensamos em uma ação para atraí-los, que foi a “Sexta-feira cultural” e o resultado foi muito gratificante. O número de estudantes faltosos neste dia diminuiu drasticamente, pois os mesmos se sentem empolgados em realizar tal ação”.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também