Simulado, “aulão”, raciocínio lógico, arte e movimento são trabalhados na EE Professora Delmira Ramos dos Santos

Imagem em destaque do estudante elaborando projeto de quebra cabeças na Escola Delmira.
  • Publicado em 06 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Simulado e “aulão” preparatório para o Saeb, bem como atividade intitulada “Arte em Movimento” e mais uma ação do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos” movimentaram a unidade.

    Na Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, em Campo Grande, os estudantes realizaram 04 atividades pedagógicas inclusivas, tratam-se de simulado e “Aulão” preparatório para o Saeb (Sistema de Avaliação de Educação Básica), bem como atividade intitulada “Arte em Movimento” e mais uma ação do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos”.

    Simulado

    Os estudantes do 9º ano participaram de um simulado preparatório para o Saeb, realizado na sala de tecnologia e elaborado pela professora Deva. A atividade teve foco exclusivo em questões de Língua Portuguesa, com o objetivo de fortalecer as habilidades de leitura, interpretação de texto e análise linguística dos estudantes.

    Durante o simulado, os alunos puderam vivenciar uma experiência semelhante à avaliação oficial, respondendo a questões que exigiam atenção, compreensão textual e domínio da norma culta. A professora Deva destacou que a prática foi fundamental para identificar as principais dificuldades da turma e orientar os próximos momentos de estudo e revisão.

    O uso da sala de tecnologia tornou o simulado mais dinâmico e interativo, despertando o interesse dos alunos e incentivando uma postura mais participativa. A atividade faz parte das ações da escola voltadas à preparação para o Saeb, reforçando o compromisso da equipe pedagógica com a melhoria do desempenho escolar e com a formação de leitores críticos e competentes.

    Aulão preparatório

    A unidade escolar promoveu, no dia 22 de outubro, um “aulão” preparatório especial para o Saeb com os alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em um momento repleto de aprendizado, interação e motivação.

    O encontro teve como objetivo reforçar os conteúdos e preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, uma etapa importante para o desenvolvimento educacional e para o avanço dos indicadores da escola.

    As aulas foram conduzidas pela professora de Língua Portuguesa Karen e professor de Matemática Paulo, que prepararam atividades dinâmicas, jogos, desafios e revisões voltadas para as competências exigidas na avaliação. Com estratégias diferenciadas e uma metodologia envolvente, os docentes conseguiram transformar o momento de estudo em uma experiência prazerosa e significativa.

    Para tornar o “aulão” ainda mais especial, a atividade começou com uma apresentação de dança, que animou os estudantes e trouxe uma energia positiva para o início das aulas. O clima de entusiasmo e colaboração marcou toda a manhã, reforçando o espírito de equipe entre alunos e professores.

    O evento foi organizado pelos professores das turmas, em parceria com a coordenação de área, a coordenação pedagógica e a direção da escola, que se empenharam em oferecer um momento de preparação diferenciada e motivadora.

    “A escola parabeniza todos os alunos pela dedicação e agradece aos profissionais envolvidos pela iniciativa, que demonstra o compromisso coletivo com a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento da educação pública de qualidade”, salienta diretora Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.

    Arte e Movimento

    Os estudantes do 6º e 8º ano do ensino fundamental II, do componente curricular de Arte, participaram de uma atividade criativa e expressiva, coordenada pela professora Ivana.

    A proposta teve como tema “Arte e Movimento”, e envolveu a confecção do boneco dançante, uma produção feita com papel e articulações móveis, que permite simular o movimento do corpo humano de forma divertida e artística.

    Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre como o movimento pode ser representado nas artes visuais, explorando conceitos como equilíbrio, ritmo, expressão e coordenação motora. Cada aluno deu asas à imaginação ao criar seu próprio boneco, decorando-o com cores, formas e estilos variados, expressando diferentes emoções e gestos corporais.

    A atividade proporcionou momentos de aprendizado, diversão e integração entre as turmas, além de estimular a percepção artística e a valorização do trabalho manual. A sala de aula se transformou em um ateliê animado, repleto de criatividade e entusiasmo, mostrando que a arte vai muito além do papel: ela ganha vida e movimento nas mãos dos alunos.

    Jogos Educativos

    Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II, participaram de mais uma ação do projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos: A importância do brincar e do lúdico na formação do indivíduo”, sob coordenação do professor Mário Márcio, juntamente com a PCPI (Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras) Aidina Mota de Souza

    A proposta da aula foi colocar o raciocínio lógico em prática, por meio de um quebra-cabeça desafiador, que exigia concentração, observação e trabalho em equipe. Os estudantes se envolveram com entusiasmo, trocando ideias, testando hipóteses e buscando as melhores estratégias para chegar ao resultado final.

    “A atividade, além de promover o desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas, também reforçou valores importantes como cooperação, paciência e persistência. A cada tentativa, os alunos demonstravam alegria e empenho, transformando o momento em uma verdadeira aula de aprendizagem e diversão”, lembra diretor adjunta Fabiana Ferreira de Souza.

    “O projeto “Jogos Educativos Delmira Ramos” tem se mostrado uma excelente iniciativa para aproximar o conhecimento do cotidiano dos alunos, mostrando que é possível aprender brincando e se divertir enquanto se desenvolvem habilidades essenciais para a vida”, finaliza diretora Gigliola Aparecida Penazzo Vinci.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar.

    Categorias :

    Campo Grande

    Veja Também