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Síndrome de Down é enfoque em Seminário Estadual Intersetorial

Categoria: Educação Especial | Publicado: quinta-feira, agosto 22, 2019 as 09:54 | Voltar
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O evento faz parte do grupo de ações intersetoriais, que SED e SES, estão realizando com instituições especializadas para atender pessoas com Síndrome de Down.

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizaram na terça e quarta feira (20-21.8), o I Seminário Estadual Intersetorial: políticas públicas de educação e saúde para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down, no auditório da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

De acordo com a coordenadora de políticas para educação especial, Adriana Buytendorp evento tem como objetivo divulgar as ações intersetoriais, voltadas para as pessoas com síndrome de down, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Saúde, por meio dos atendimentos educacionais e redes de apoio, bem como orientação às escolas e famílias.

Diversos municípios participaram do I Seminário Estadual Intersetorial: políticas públicas de educação e saúde para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down (Foto: Juarez Júnior)

O evento faz parte do grupo de ações intersetoriais que a SED e SES estão realizando, juntamente com equipes das instituições especializadas e gerência do Centro de Educação Especial e Inclusiva, promovida pelo Governo do Estado, para atendimentos e serviços voltados às pessoas com Síndrome de Down.

A técnica do Núcleo de Educação Especial da CRE-3 de Corumbá, Eugênia Alexandra Blacuth de Tomicha Vera, “ a educação não se faz sozinha, portanto, este evento sendo intersetorial, envolvendo diversos municípios do MS é de suma importância, enxergando a pessoa como um todo, suas necessidades, aprendizagens, saúde, mobilidade, está nos possibilitando uma autonomia para a pessoa, de informação, cidadania e principalmente, uma autonomia de funcionalidade”.

Técnica do Núcleo de Educação Especial da CRE-3 de Corumbá, Eugênia Alexandra Blacuth de Tomicha Vera. (Foto: Juarez Júnior)

A gerente da Rede de Cuidados e Saúde à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde, Sandra Sonda Vieira menciona a importância do evento intersetorial “percebemos que falta a divulgação das ações e políticas públicas que já são realizadas, estamos demonstrando hoje no seminário, bem como o que necessitamos fazer, na saúde, por exemplo, temos um plano de ação regional com propostas aos serviços especializados de reabilitação em todo MS. Percebemos que existem ações isoladas em diversos municípios para pessoas com deficiência, precisamos comungar essas ações, um passo importante foi dado no seminário”, enfatiza.

“Durante o seminário, ocorreu informe do “Dia D”, com apresentação sobre sugestões referentes ao Dia D, a ser realizado nos municípios no dia 21 de setembro “Dia Nacional de luta das pessoas com deficiência”, relata professora Janaina de Jesus Fernandes Belato, técnica da Coordenadoria de Políticas para Educação especial da SED.

Gerente da Rede de Cuidados e Saúde à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde, Sandra Sonda Vieira. (Foto: Juarez Júnior)

A gerente pedagógica do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva, Ângela Maria Dias da Silva, explanou sobre as políticas educacionais para estudantes com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down na Rede Estadual de Ensino, “atendemos um público de estudantes com deficiências múltiplas, envolvendo deficiência intelectual, paralisia cerebral, além de surdez, cegueira e TEA. Somos responsáveis pelas 41 salas de recursos multifuncionais, em Campo Grande, além dos técnicos multifuncionais, onde oferecemos a cada 15 dias formação continuada, para que ele dê suporte para escola, para que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva”, menciona Ângela.

Exemplo de inclusão é o da estudante Érica, do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva, “ela tinha um sonho de poder trabalhar em uma rede de supermercados, este ano, por intermédio do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inserção no mundo do trabalho do CEESPI, ela pode realizar este sonho, a sua alegria contagiante e de sua família, nos faz acreditar que o nosso trabalho vale a pena”, enfatizou Adriana Buytendorp.

Radiante, a estudante Érica, do CEESPI, juntamente com coordenadora de políticas para educação especial, Adriana Buytendorp (Foto: Divulgação)

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

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