O projeto integrador e multidisciplinar visa a valorização da Educação Escolar perante o discente, o conhecimento sendo utilizado por eles de forma empírica e não apenas para atingir determinada série ou conseguir certificado.
Campo Grande (MS) – Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, extensão Unidade de Educacional de Internação – UNEI Pantanal, em Corumbá, está realizando Projeto Integrador Ciências Humanas – A Sociedade Orgânica de Émile Durkhem(Importância da reintegração social para os sócio educandos), com estudantes dos blocos avançados I e III, do período vespertino, sob a orientação da coordenadora pedagógica Laura Aparecida Canavarro de Abreu e norteamento da professora de Ciências Humanas Mariangela Alves de Arruda.
O projeto integrador e multidisciplinar visa primordialmente a valorização da Educação Escolar perante o discente, o conhecimento sendo utilizado por eles de forma empírica e não apenas para atingir determinada série ou conseguir certificado ao longo do semestre.
“É de suma importância que o professor dê sentido ao que o aluno aprende em sala de aula e que eles vejam e pratiquem didaticamente os conteúdos das matérias, que não as veja de forma isolada, mas sim que sempre um conteúdo ou matéria está sempre relacionado uma com a outra e que isto ajuda em seu processo de ensino e aprendizagem”, menciona professora Mariangela.
Sendo assim, através desse projeto, o estudante aprende a real importância do conhecimento e de que forma ela pode ser usada para seu benefício dentro e fora da Instituição UNEI.Foi utilizado como recurso e suporte para esse projeto as ciências biológicas, Linguísticas, através da Arte e demais ciências humanas.
“Os estudantes entram em contato com os textos sobre sociedade orgânica de Émile Durkein, onde aprenderam a necessidade de reintegração social para que eles possam fazer parte novamente da sociedade, através da valorização de suas habilidades aplicada em algum setor do trabalho, para contribuir socialmente em sua comunidade”, enfatiza coordenadora pedagógica Laura de Abreu.
Sociedade Orgânica
Utilizando a arte como recursos para a montagem do seminário sobre Sociedade Orgânica, foi desenhado um corpo humano com seus órgãos, uma célula e suas funções na cartolina, fazendo alusão ao corpo social e suas funções com desenhos referentes a solidariedade social e trabalho de Émile Durkein.
Logo após a finalização do da arte os alunos preparam o roteiro do seminário do projeto Integrador, com os conteúdos sobre os processos de socialização, através de mapa conceitual. Na culminância foi feito um seminário sobre como o indivíduo deve se socializar para fazer parte do corpo social, assim como o corpo humano necessita de seus órgãos para funcionar, nossa sociedade necessita de indivíduos atuem no sistema social para funcionar.
Foi utilizada a filosofia no sentido da racionalidade humana, a sociologia na sociedade orgânica e a linguagem da arte para expressar o conteúdo e biologia para demonstrar o organismo vivo e funcional.