A primeira unidade foi EE Lúcia Martins Coelho, outros 74 estabelecimentos da REE, em Campo Grande, também receberão visita, até o final deste semestre
Campo Grande (MS) – Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), iniciou, na manhã desta quinta-feira (09.09), o projeto “Escuta Ativa de Demanda Pedagógica, que faz parte das ações do Plano de Recomposição da Aprendizagem na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (PRA-MS).
A Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, localizada no Jardim dos Estados, em Campo Grande, foi a primeira unidade a receber a visita dos técnicos da SUPED, que foram recepcionados pelo gestor Márcio Beretta Cossatto e adjunta Cirlei Rodrigues Ferreira.
De acordo com a técnica da SUPED Liara Biluca, o intuito é de abrir um canal de diálogo entre a unidade escolar e o órgão central no retorno das atividades presenciais, depois de 1 ano e meio de atividades remotas, “ neste espaço de conversa podemos escutar as demandas, dificuldades e acertos, principalmente no tocante pedagógico, como por exemplo as questões importantes, como socioemocionais, os projetos de integração entre os discentes, busca ativa forte”.
´Também participaram da Escuta Ativa, os técnicos da SUPED, Daniel Aith (analista de gestão), Arlete Dantas e Nicolassa Maria Maldonado Leite Machado (coordenadora do CAED). Os técnicos da “Escuta Ativa e Demanda Pedagógica” estarão visitando todas as 75 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, de Campo Grande, até o final do semestre do ano letivo de 2021.
Plano de Recomposição de Aprendizagem
De acordo com o Superintendente de Políticas Educacionais Hélio Daher, o Plano de Recomposição de Aprendizagem da REE, tem como referências: Matriz de referência de Avaliação Estadual; Foco de habilidades essenciais do instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências); Habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa); Habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio; Avaliação Diagnóstica; Escuta Ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.
Na recomposição da aprendizagem serão utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores; Emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; Ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros; Além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus; Bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.