Talento e Criatividade: Estudantes do Ceam/AHS se destacam na Bienal do Pantanal com três premiações literárias

Dois estudantes com certificados nas mãos.
  • Publicado em 03 nov 2025 • por Jackeline Ferreira De Oliveira Vieira •

  • Alunos com Altas Habilidades/Superdotação conquistam 1º, 2º e 3º lugares em diferentes categorias do Concurso Literário da primeira Bienal do Pantanal, fortalecendo o protagonismo estudantil em Mato Grosso do Sul


    A SED (Secretaria de Estado de Educação) comemora as conquistas dos estudantes atendidos pelo Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), que obtiveram três premiações de destaque no Concurso Literário da 1ª Bienal do Pantanal.

    A competição, voltada a alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, abrangeu quatro categorias — Crônica, Conto, Poesia e História em Quadrinhos (HQ) — e teve como objetivo incentivar a expressão artística e o desenvolvimento literário dos jovens sul-mato-grossenses. As dez melhores produções de cada categoria serão reunidas em uma coletânea publicada pela Bienal, somando 40 obras selecionadas.

    Entre os premiados, a estudante Rafaeli Santana Amorim, de Campo Grande, conquistou o 1º lugar na categoria História em Quadrinhos (HQ). Já na categoria Poesia, os talentos Eduardo de Carvalho Guimarães e Murilo Anderson de Oliveira, também da capital, garantiram o 2º e o 3º lugar, respectivamente.

    Outros estudantes acompanhados pelo Ceam/AHS também figuraram entre os dez primeiros colocados, como Keren Yasmin de Souza Rosa, de Dourados; e os campo-grandenses Marina Silveira Weber, Miguel Crivelari Boiarenco, Julia Letícia Amorim Muniz e Geovanna dos Santos Farias.

    A gerente pedagógica do Ceam/AHS, Eliane Morais, destacou o valor educativo da iniciativa:

    “Concursos literários são experiências enriquecedoras, pois despertam o interesse pela leitura e pela escrita, além de promoverem o desenvolvimento criativo e emocional dos participantes”.

    Por meio de ações como essa, a SED/MS reafirma seu compromisso em estimular o protagonismo, a criatividade e a produção cultural dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, fortalecendo o papel da educação pública como espaço de incentivo ao talento e à expressão artística em todo o estado.

    Texto: Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Arquivo Ceam/AHS

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