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Técnicos da Educação acompanham diretor do MEC em visita a Campo Grande

  • 13 jul 2015
  • Categorias:Geral
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Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), parceira na realização do XI Encontro Estadual do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Feja/MS), realizado nos dias 3 e 4/7, em Campo Grande, com o objetivo de refletir e discutir a Educação Científica no Currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebeu a visita do professor Mauro José da Silva, diretor de Políticas para Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação (Dpaeja/Secadi/MEC).

Na capital de Mato Grosso do Sul, Mauro José ministrou a palestra “Realidades, Possibilidades e Perspectivas da Evolução de Jovens e Adultos”, na Câmara Municipal durante o XI Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos Feja/MS e relatou como são implementadas as ações pedagógicas com uso das tecnologias. A coordenadora Estadual do Fórum, Lucilene Paniago Trindade falou sobre o projeto Luz do Saber, com 878 estudantes frequentes em 12 cidades do País, inclusive Campo Grande (MS). “A motivação e inovação acontecem e o software utilizado no projeto é uma das ferramentas. Já certificamos mais de 3 mil alunos com este código de linguagem em Mato Grosso do Sul, por meio de parceria com a SED”, explica.

feja mesa

O diretor do MEC diz que é importante agregar pessoas e a Secadi acredita que ações exclusivas e inclusivas devem ser trazidas para EJA por ser uma clientela diferenciada, pois a educação formal e informal prosseguem e se propagam para a vida. “Pátria Educadora tem a ideia de a educação não se encerra na educação escolar, ela prossegue” afirma.

Sérgio Gonçalves, presidente da CDU/MS, afirma que o Luz do Saber tem o modelo revolucionário e será mais eficiente se tiver Mato Grosso do Sul como parceiro para contribuir com a utilização das novas tecnologias, como o Software Luz do Saber, desenvolvido pela ONG com um novo código de linguagem para aprendizagens com metodologias diferenciadas para alfabetização de jovens, adultos e idosos, promovendo a inclusão digital.

A programação do Feja/MS seguiu, no anfiteatro da Unigran Capital, com exposição de vídeo, palestra com a professora doutora Analise da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), exposições e análises pela Semed, SED, Undime, Mesa Redonda sob a ótica das universidades UCDB, Unigran, UEMS, UFMS e Anhanguera.

Compareceram ao Feja/MS Josimário Derbli, secretário-adjunto de Estado de Educação; Athayde Nery, secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Lucilene Paniago Trindade, coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Feja/MS); Anderson Borges de Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed); Thiago Freitas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast); Ademar Plácido da Rosa, da Federação de Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems); Geraldo Alves Gonçalves, presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP); Joaquim Donizete de Matos, secretário Municipal de Educação de Aparecida do Taboado, representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime); Luciane de Matos Nantes Costadele, do Conselho Estadual de Educação; Keli Fabrícia, presidente do Conselho Municipal de Educação; Ivone Machado de Matos, representando os professores da EJA; e Andrea Malaquias Castro, representando os estudantes da EJA.

Em Campo Grande, o diretor visitou duas escolas da Rede Estadual de Ensino. No Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês de Lamônica Guimarães (Ceeja), Mauro José da Silva conheceu a estrutura física, o projeto da escola e suas cabines de atendimentos individualizados. Ele ainda participou de aulas de Arte e Informática e conversou com estudantes e professores. “Parabenizo o projeto diferenciado da escola e a forma como a gestão acontece, reforçando que o compromisso tem que ser da equipe”, destaca.

inês visita 1

A diretora do Ceeja, Wanda Rodrigues Serejo, diz que de 2005 a 2015 o projeto da EJA vem sendo aperfeiçoado e o número de estudantes matriculados é crescente. Em 2014 foi aprovado o projeto da EJA na escola por cinco anos. Este projeto advém de triagem com coordenação pedagógica, aos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e precisam concluir seus estudos por aéreas do conhecimento ou ainda ao que interromperam seus estudos em tempo/idade normal, assim sendo, as designações por disciplinas que os estudantes deverão cursar.

O Ceeja conta com atendimentos nas “Cabines”, onde os estudantes são atendidos para esclarecer dúvidas com seus professores, de forma individualizada, após realização de provas ou atividades de sala. Este atendimento promove aproximação com o estudante. “Trabalho de conquista do professor ao aluno promove humanização e atenção diferenciada, pois muitos destes alunos estão fora da sala de aula há muito tempo e estão carentes de atenção de alguém que os incentive, acreditar nestes jovens e adultos é reconhecer que vale a pena ser educador” explica a diretora Wanda.

inês visita

Na Escola Estadual General Malan, a segunda ser visitada, o diretor do MEC conversou com a equipe, estudantes e pais sobre a aprendizagem e a metodologia do Projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e todos disseram que este é um projeto com metodologia diferenciada, salas com poucos estudantes, facilitando a aprendizagem. “Além de gratuito, os alunos possuem a mesma idade e isso os incentiva nos estudos”, diz a mãe de um dos estudantes. A turma do AJA conta que hoje sente prazer em elogiar seus professores pela forma com que as aulas acontecem, pois não se compara com as aulas que tinham quando estavam em ano/idade compatíveis no banco escolar.

malan visita 1

A coordenadora dos cursos de Língua Espanhola e Libras do Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL) “Fernando Peralta Filho, Ana Cláudia Viana Gonçalves, ao lado do professor Jeferson Cândia, apresentou os componentes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e as oficinas em Libras e Língua Estrangeira Espanhola oferecidas pelo CEL aos professores do AJA na EE General Malan. “A intenção é que haja uma expansão de atendimento para demais línguas. Professores e alunos possuem uma grande interação onde Libras é o grande diferencial, um sucesso”, afirma.

malan visita

A diretora da EE General Malan, Aparecida Conceição de Araújo, diz que o grande diferencial são os atendimentos prestados por assistentes sociais e psicólogos. “A Secretaria de Estado de Educação, com o Projeto AJA, veio a inovar e quem ganha são os alunos”, ressalta.

A visita a Campo Grande terminou com reunião com representante da SED sobre recursos para Mato Grosso do Sul nas políticas específicas para educação, no seguimento indígena, campo, quilombolas e diversidade. Mauro José destaca que o Governo Federal está reajustando seus encaminhamentos de recursos aos estados e para o momento não tem um posicionamento concreto, mas para o 2º semestre, entre agosto e setembro, é possível que sejam retomadas algumas ações, porém após a reavaliação do governo. Marcelo, técnico da SED, afirmou que Mato Grosso do Sul foi o Estado que mais aplicou recursos federais em suas ações e pediu que o MEC tenha um olhar especial ao que está cumprindo o compromisso de investimento destes recursos a quem se destina.

visita MEC Marcelo

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