Formação voltada a professores coordenadores de práticas inovadoras incentiva o uso de tecnologias digitais para enriquecer o ensino e implementar a BNCC Computação nas escolas estaduais
A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da Coted (Coordenadoria de Tecnologia Educacional), em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizou a oficina “Robótica Educacional – Introdução ao Micro:bit”. A atividade teve como foco principal o fortalecimento da Educação Digital e a integração de novas tecnologias ao processo de ensino nas escolas da Rede Estadual.
Ministrada pelo Prof. Dr. Amaury Antonio de Castro Junior, com apoio de acadêmicos da Facom/UFMS (Faculdade de Computação), a formação reuniu 19 PCPI’s (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) de unidades escolares de Campo Grande. O objetivo foi capacitar esses educadores para utilizar a robótica como recurso pedagógico alinhado à BNCC e às competências digitais do século XXI.
Com carga horária de 8 horas, a oficina abordou fundamentos da robótica educacional e introdução à programação em blocos por meio da plataforma MakeCode, utilizando o micro:bit, um microcontrolador acessível e versátil. Durante o curso, os participantes exploraram conceitos como lógica condicional, repetição, variáveis e desenvolveram projetos interativos que demonstraram o potencial da robótica no aprendizado interdisciplinar.
Além do conhecimento técnico, a formação promoveu reflexões sobre o papel da tecnologia no ambiente escolar e o desenvolvimento de práticas inovadoras. Cada participante recebeu um kit com micro:bit para utilizar com professores e estudantes do ensino fundamental e médio, visando expandir as possibilidades de uso da tecnologia em sala de aula.
Encerrada a formação, os PCPI têm agora a missão de replicar a oficina em suas escolas de origem, multiplicando o conhecimento adquirido e promovendo o acesso dos estudantes a experiências digitais enriquecedoras.
A iniciativa reforça o compromisso da SED/MS com a formação continuada de educadores e a implementação de metodologias que estimulem a aprendizagem ativa e significativa por meio das tecnologias digitais.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar