Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) reuniu na manhã desta terça-feira (10) diretores, diretores-adjuntos, coordenadores pedagógicos, secretários e supervisores de Gestão Escolar de 22 escolas estaduais dos municípios de Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti para o sétimo encontro da “Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, realizado na Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana.
Com este encontro, a SED dá continuidade ao compromisso de estabelecer o diálogo com os profissionais da Rede Estadual de Ensino, com objetivo de destacar o papel dos dirigentes escolares na melhoria da aprendizagem dos estudantes. “Não podemos nos esquecer de que estamos aqui para servir o aluno, as famílias e a sociedade. Acredito que cada um de nós de nós seja um ponto na grande teia da educação e se alguém falha esta teia se rompe e nós não conseguimos cumprir nossa missão. Por isso precisamos estar unidos e coesos, com foco no avanço de nossos estudantes”, explicou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.
Para o supervisor de Gestão Escolar de Aquidauana, Jerônimo Falcão, este encontro traz resultados mais positivos do que se a SED realizasse visitas individuais às escolas, estreitando os laços entre a Secretaria e os diretores. “Este encontro é uma inovação. Muitos diretores assumiram há pouco tempo e estão com equipe nova, energia nova, animados e por isso este momento valeu ainda mais a pena”, destacou.
De acordo com Nilda Fátima Moraes, da Escola Estadual Cândido Mariano, de Aquidauana, este formato de encontro é muito interessante. “A gente observa coisas novas realizadas nas outras escolas e também vemos ideias que desenvolvemos aplicadas em outras escolas e o que algumas vezes duvidamos hoje observamos que está sim dando certo, este é um momento que a gente pode falar. Muito bom porque eu amo a minha escola e quero que ela dê certo”, disse ela, há 38 anos envolvida com a escola, primeiro como estudante e depois como professora, coordenadora e agora diretora.
Esta formação, com 19 encontros previstos, já passou por Maracaju, Jardim, Paranaíba, Corumbá, Camapuã e Rio Verde de Mato Grosso e é parte de uma ação da SED que valoriza a formação dos profissionais da educação, contribuindo para que o ensino da Rede Estadual de Ensino alcance suas metas, evitando abandono e reprovações. Depois de Aquidauana, o encontro segue para Caarapó e Naviraí, na quinta-feira (12).
Durante o evento, professora Maria Cecilia foi homenageada pelos estudantes da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, que estavam em Aquidauana acompanhados pelo professor Elton Teixeira realizando uma atividade do projeto “Feudalizando”.
Teia da Educação
A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o encontro SED vai às Escolas, reunindo em 21 encontros mais de 22 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Na programação, a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.