Publicado em 17 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
146 estudantes mesa-tenistas do Prodesc participaram do certame que foi disputado na Speed Pong Academia de Tênis de Mesa, em Campo Grande
A segunda edição do Torneio General Malan de Tênis de Mesa, realizado pela Escola Estadual General Malan, de Campo Grande, reuniu, no último sábado (15) 29 unidades escolares da REE/MS ((Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), de Campo Grande, Água Clara e Jardim, todos integrantes do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar)
O torneio reuniu 146 estudantes mesa-tenistas do Prodesc, que, desta vez, disputaram o certame na Speed Pong Academia de Tênis de Mesa, devido as condições climáticas. “Recebemos nossos estudantes e colegas professores como se estivessem na EE General Malan, agradecer, em especial as equipes de Jardim e Água Clara por participar e abrilhantar, mais uma vez de nosso Torneio”, menciona diretora Anne Karen Dutra Salomão Rocha.
O escopo da competição foi poder proporcionar aos atletas a prática da modalidade, desenvolvendo o aprendizado individual e coletivo de forma estruturada, com arbitragem, mesas oficiais de competição. Além da honra ao mérito, a finalidade foi constatar o quanto eles evoluíram em seu aprendizado e merecedores das medalhas”, enfatiza professor do Prodesc, responsável pelo torneio, Ricardo Rieff Marim Filho.
A supervisora técnica da modalidade de Tênis de Mesa do Prodesc em MS, Elizane Lange relatou que o torneio é um momento especial de integração e incentivo ao esporte escolar, “um combinado enriquecedor de teoria e prática de forma abrangente, tornando-se uma ferramenta importante, possibilitando aos estudantes o acesso à prática esportiva na conformidade com as faixas etárias pré-estabelecidas, além de proporcionar aos treinadores, estudantes e entusiastas do esporte, um tênis de mesa eficaz e inspirador”.





Disputa
O Torneio General Malan de Tênis de Mesa foi concorrido nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, no masculino e feminino, com sistema de disputa de fase de grupos e depois eliminatória simples, com jogos em melhor de 3 sets (até 11 pontos por set).
Cada unidade pode inscrever 3 atletas por categoria. Participaram as escolas da rede estadual: EE Marechal Castelo Branco (Água Clara), EE Coronel Rufino (Jardim), EE Coronel Juvêncio (Jardim), além das unidades de Campo Grande: EE Maria Constança Barros Machado, EE Profª Maria Rita de Cássia, EE José Antônio Pereira, EE Dolor Ferreira de Andrade, EE Rui Barbosa, EE José Maria Hugo Rodrigues, EE Luísa Vidal Borges Daniel, EE Profª Zélia Quevedo Chaves, EE General Malan, EE Adventor Divino de Almeida, EE Clarinda Mendes de Aquino, EE Alice Nunes Zampiere, EE Emygdio Campos Widal, EE José Ferreira Barbosa, EE Profª Neyder Suelly, EE Pe. Franco Delpiano, EECIM Profº Alberto Ferreira Dias (Tito), EE Pe. João Greiner, EE 11 de Outubro, EE Arlindo de Andrade Gomes, EE José Mamede de Aquino, EE Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, EE São José, EE Profª Fausta Garcia Bueno, EE Joelina de Almeida Xavier, EE Henrique Cyrillo.
Premiação
Pódios da segunda edição do Torneio General Malan de Tênis de Mesa ficaram da seguinte composição:
Categoria 12-14 feminino
1º- Rayanara Sapganol – EE Cel. Juvêncio/Jardim
2º- Talyta Lugo – EE Cel. Juvêncio/ Jardim
3º- Lavínia Cardoso – EE José Maria Hugo Rodrigues/Campo Grande
3º- Amanda Vieira – EE Cel. Juvêncio/Jardim
Categoria 15-17 feminino
1º- Juliane de Arruda – EE Cel. Juvêncio/Jardim
2º- Beatriz Borges – EE General Malan/Campo Grande
3º- Neffers Antonella – EE Adventor Divino de Almeida/Campo Grande
3º- Raysla Araújo – EE Arlindo de Andrade/Campo Grande
Categoria 12-14 masculino
1º- Henrique Castro – EE Cel. Rufino/Jardim
2º- João Garcia – EE Cel. Juvêncio/Jardim
3º- Cristiano Arruda – EE Cel. Juvêncio/Jardim
3º- Ariel Castro – EE Marechal Castelo Branco/Água Clara
Categoria 15-17 masculino
1º- Vitor Souza – EE José Mamede/Campo Grande
2º- João Ribeiro – EE Marechal Castelo Branco/Água Clara
3º- Hélio Neto – EE Clarinda Mendes/Campo Grande
3º- Giovane Balbuena – EE Cel. Juvêncio/Jardim.




Prodesc
Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a supervisora de Tênis de Mesa do Prodesc, Elizane Lange, a modalidade, atualmente, conta com a execução de 109 projetos em unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino), presentes em 27 municípios, com 60 treinadores atendendo cerca de 1.220 estudantes.
O Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo é desenvolvido pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), articulado com a SED (Secretaria de Estado da Educação), por intermédio do NESP (Núcleo de Esportes-NESP/SUPRE/SED).
O Prodesc tem como objetivo promover a formação e desenvolvimento esportivo dos estudantes-atletas da REE, possibilitando condições e oferecendo suporte para treinamento especializado aos estudantes interessados das escolas estaduais, em ações cooperadas em ambiente de integração, que permita intercambio e experiências, sistemas, metodologias e soluções.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.