Trabalho pela educação especial é reconhecido em manhã de homenagens na Assembleia Legislativa

  • Publicado em 01 abr 2016 • por •

  • Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (1º), em comemoração ao Dia Estadual da Educação Especial (30/3), personalidades do Estado, envolvidas nesta causa, foram homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Entre elas, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta; a diretora da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, Adriana Bellei; a coordenadora Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (SED), Ana Carolina Ali Garcia; e a coordenadora de Educação Especial da SED, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp.

    HeloíseGimenes1420161057

    O deputado estadual Pedro Kemp, presidente da Comissão de Educação e idealizador da homenagem, apresentou um histórico da Educação Especial no Brasil e em Mato Grosso do Sul, citando a criação de entidades e a inclusão no ensino regular e a criminalização na recusa da matrícula. “Uma escola é inclusiva quando todos da equipe escolar, diretores, professores, secretaria, serviços gerais participam ativamente deste projeto”, afirmou.

    IMG_2145[1]

    Pedagoga, pesquisadora na área da educação especial e presidente de honra da Associação Pestalozzi de Campo Grande, Eliza Emília Cesco recebeu uma homenagem especial, a medalha de Professor Comprometido, por sua contribuição à área. “É com profundo sentimento de alegria, misto de orgulho e de serviços prestados, que recebo hoje a honraria que a mim confere esta Assembleia Legislativa”, disse emocionada.

    IMG_2144[1]

    Professora Maria Cecilia foi representada pelo neto Pedro Henrique e a filha, Viviane Amendola, que falou sobre a homenagem e a criação do Dia Estadual da Educação Especial. “Meu pai e minha mãe sempre foram engajados na causa, isso sempre fez parte da nossa família e depois do nascimento do Pedro de maneira ainda mais especial. Esta data é interessante para que todos saibam que estas crianças, estas pessoas, merecem o que chamamos de princípio da igualdade. Temos que tratá-los de maneira desigual, porque eles são desiguais, para torná-los, perante a sociedade, pessoas iguais”, explicou.

    IMG_2319

    O secretário de Estado de Educação, em exercício, Josimário Derbli, destacou o compromisso da professora Maria Cecilia com a educação especial. “Eu vejo o quanto ela dedica do seu tempo, mas acima de tudo do seu principal instrumento, o amor. Temos este compromisso e somos sensibilizados com a causa da educação especial”, concluiu.

    IMG_2247

    Foram homenageados, também, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, Gysélle Saddi Tannous, Lúcia Inês Siqueira Borges Buainain, Maria Lucia Nogueira Fernandes, Romilda Paracampos de Almeida e Luciano Furtado Loubet. Acompanharam a solenidade o procurador do Trabalho, Hiran Sebastião Meneghelli Filho; o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fabio Edir dos Santos Costa; a reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, Leocádia Aglaé Petry Leme; e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisolli.

    IMG_2283

    A solenidade contou com apresentações da Banda de Percussão Girassol, dança da Associação Pestalozzi de Campo Grande e da Banda Down Rítmica Juliano Varella.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também