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UEMS abre inscrições para Mestrado Profissional Educação Científica e Matemática

  • 19 jun 2015
  • Categorias:Geral
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Campo Grande (MS) – A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu inscrições para o Mestrado Profissional Educação Científica e Matemática. O prazo termina em 22/6.

Mais informações: profecm@uems.br

Saiba Mais sobre os programas de Mestrado da UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos últimos anos, tem feito investimentos substanciais visando ampliar a ofertas de vagas na Pós-Graduação. Evidencia isto, por exemplo, o investimento na capacitação docente, possibilitando que muitos professores da Instituição, inclusive vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática, fizessem o doutoramento em reconhecidas Universidades do país (UFG, UFSC, UNESP, etc.) e do exterior.

Nesta perspectiva, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências da UEMS, Unidade de Dourados, que inicialmente agregou os docentes vinculados à área de ensino, dos cursos de ciências (Física, Química e Biologia) e matemática, constituiu-se no laboratório em que foi engendrada a proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática, submetida a Capes no segundo semestre de 2013 e aprovada em 2015. Além da experiência no Curso de Especialização em Ensino de Ciências, alguns professores já acumulam experiência em outros programas Strico Sensu.

A pesquisa no âmbito da área de ensino tem demonstrado que algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores dizem respeito a lacunas de conhecimentos específicos, tornando-os refém do instrumento – o livro didático – que acaba por dar a tônica do trabalho. É nesta perspectiva que as orientações da CAPES para os novos Programas de Mestrado Profissional em Ensino destaca a urgência de melhorar a formação dos professores em conteúdos específicos (disciplinares) e pedagógicos. Portanto, um esforço para ir além da epiderme nos impôs pensar uma proposta que contemplasse conteúdos específicos das licenciaturas envolvidas (Física, Química, Biologia e Matemática), sem perder de vista o horizonte da educação básica.

De acordo com as orientações da CAPES, a aplicação do conhecimento deve ser o foco dos Programas de Mestrado Profissional na Área de Ensino, na medida em que estes devem possibilitar o desenvolvimento de produtos e processos educacionais aplicáveis à realidade escolar. Em decorrência disso, os docentes vinculados ao Programa, ao desenvolver suas atividades (disciplinas, seminários, orientações, etc.), devem demonstrar, com exemplos, o que é proposto aos professores da educação básica.

 

 

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