As instituições realizaram uma atividade prática agrupada reproduzindo o famoso experimento de Eratóstenes, aplicando conceitos de matemática e física.
As unidades da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) EE Floriano Viegas Machado, de Dourados, e EE Nathércia Pompeo dos Santos, de Corumbá, uniram forças em uma iniciativa educacional inovadora. As instituições realizaram em conjunto uma atividade prática sobre a medição da circunferência da Terra, reproduzindo o famoso experimento de Eratóstenes.
A ação, que envolveu alunos do ensino médio de ambas as cidades, teve como objetivo principal proporcionar uma experiência prática, aplicando conceitos de matemática e física. O experimento de Eratóstenes, um método utilizado pelo antigo matemático grego há mais de dois mil anos, baseia-se na diferença do ângulo de sombra de objetos em duas localidades distintas, medidas no mesmo horário.
Os estudantes de Dourados e Corumbá, orientados por seus professores de Física, Camila Leite de Oliveira e Kleber Gonçalves Cavalcante coletaram dados simultaneamente. Em Dourados, a equipe mediu o ângulo da sombra de uma vareta fincada verticalmente no solo. Em Corumbá, a mesma medição foi realizada no mesmo instante. A diferença de latitude entre as duas cidades, aliada à distância conhecida entre elas, permitiu aos alunos calcular a curvatura da Terra e, consequentemente, estimar sua circunferência.
Os resultados preliminares dos cálculos foram compartilhados entre as escolas e serão analisados em detalhes nas próximas aulas, permitindo discussões e aprofundamento sobre o tema. A iniciativa demonstra o potencial da colaboração entre instituições de ensino e o impacto positivo de atividades que estimulam o pensamento científico e a curiosidade dos jovens.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escol