As 5 escolas são destaque no projeto “Estudantes no Controle”, parceria entre a CGE (Controladoria Geral do Estado) e a SED.
A SED/MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) foi selecionada e aprovada para compor o Mapa de Experiências – Seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral do Ministério da Educação.
O relato submetido evidencia o êxito em práticas de protagonismo estudantil desenvolvidas nas escolas, com respectivos professores orientadores: EE 26 de Agosto (Soraya Maria Batista da Silva), EE Aracy Eudociak (David Willy Silva Garahi / Higor Rodrigues Anjos), EE João Carlos Flores (Edgard Pereira Leão), EE Professora Clarinda Mendes de Aquino (Reginaldo Vrech Vantini / Daniel Freitas de Oliveira) e EE Waldemir Barros da Silva (Wellington Miarro Ferreira).
As unidades escolares são destaque no projeto “Estudantes no Controle”, parceria entre a Controladoria Geral do Estado – CGE e a SED/MS, cuja finalidade é promover a cidadania e a participação social, por meio de práticas de cidadania ativa e intervenção estudantil nas demandas de suas respectivas comunidades escolares.
O projeto conta com a participação de todas as unidades escolares da REE/MS, contudo evidenciou-se, no relato de experiência, a expressiva atuação das Unidades Escolares que ofertam ensino tempo integral (ETI), selecionadas como finalistas nas últimas edições. Em 2023, onze (11) das quinze (15) escolas finalistas ofertavam ETI. Em 2024, última edição do projeto, nove (9) escolas com ETI foram finalistas dentre as quinze (15) que seguiram para a etapa final.
Dessa forma, a Unidade de Educação em Tempo Integral da COEM (Coordenadoria do Ensino Médio), vinculada à Sudeb (Superintendência de Educação Básica), submeteu relato de experiência que abrangeu as práticas das cinco unidades escolares da REE/MS, representando todas as demais que ofertam turmas em tempo integral, tendo em vista o êxito dessas instituições ao conciliar as premissas do Ensino Integral em Tempo Integral com o escopo do projeto “Estudantes no Controle”.
- EE 26 de Agosto – Estudantes e Professores
- EE 26 de Agosto Biblioteca Restaurada
- EE Aracy Eudociak – Estudantes e Professores
- EE Aracy Eudociak àrea de convivência
- EE Clarinda Mendes – Estudantes e professores
- EE Clarinda Mendes – Horta e irrigação
Ações desenvolvidas
Na edição de 2024, a EE 26 de Agosto foi campeã com ações de revitalização da biblioteca escolar, salas de aula e banheiros e manutenção de cadeiras da Sala dos Professores e Coordenação Pedagógica. Já a campeã da edição 2023, a EE Prof.ª Clarinda Mendes de Aquino, destacou-se pelas ações de tematização das salas ambiente, paisagismo e jardinagem como difusão de práticas sustentáveis, além da captação de água dos ares-condicionados para irrigação das plantas e da reconstrução da horta escolar.
As demais unidades também tiveram como propósito ações de intervenção sustentável no espaço escolar. Os estudantes da EE Aracy Eudociak identificaram altas temperaturas nas paredes em que havia exposição solar diária, resolvendo o problema com instalação de placas de isopor, de modo que o isolamento térmico aumentou a eficácia dos aparelhos de ar-condicionado.
Nessa direção, na EE Waldemir Barros da Silva, além de bicicletário para estudantes, houve a construção de espaços de convivência com o uso de pneus usados, pergolados e jardins sustentáveis, com tematização do pátio, fortalecendo a inclusão e o sentimento de pertencimento dos estudantes ao espaço escolar. Por fim, a EE João Carlos Flores realizou a construção da Biblioteca a partir de um projeto arquitetônico elaborado por estudantes da unidade escolar, tornando o espaço apto para práticas pedagógicas de leitura e demais ações didáticas.
- EE João Carlos Flores – Reestruturação
- EE João Carlos Flores – Biblioteca
- EE Waldemir Barros da Silva – Estudantes
- EE Waldemir Barros da Silva – Sustentabilidade
Referência nacional
O Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação em Tempo Integral, em âmbito nacional, tem como finalidade a troca de experiências entre as redes de ensino, assim como o aprimoramento das políticas públicas para implementação da política, em consonância com os Planos Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação.
A REE/MS é referência na implementação e na consolidação de práticas inovadoras na educação em tempo integral. O destaque da rede estadual, por meio desse reconhecimento, demonstra que a ampliação da jornada escolar e a importância do desenvolvimento integral do estudante geram resultados significativos, evidenciados em diferentes ações e participações em projetos – como o “Estudantes no Controle”.
Com a inclusão da REE nas ações de “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral” do MEC, a SED contribuirá com o fortalecimento das políticas educacionais por meio do regime de colaboração. Os projetos desenvolvidos no âmbito do tempo integral demonstram, por fim, o comprometimento das unidades escolares participantes e desta Secretaria com as premissas de um currículo que visa vivências educativas que promovam estudantes autônomos e protagonistas.
Saiba mais sobre as “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral” em: https://experienciaseduintegral.com.br/
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.