As escolas Indígena de Ensino Médio “Yvy Poty” e Professor Alício de Araújo, de Caarapó e Dourados, respectivamente, tiveram suas obras publicadas
Unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) estão em destaque no livro sobre a 5ª Jornada de EAN (Educação Alimentar e Nutricional), uma iniciativa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), edição de 2023.
A edição teve como objetivo incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de buscar dar visibilidade às atividades já desenvolvidas nas escolas públicas, tendo como tema principal a promoção de uma alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade no ambiente escolar.
Temas
Foram 1.508 escolas inscritas, destas 349 finalizaram a Jornada de EAN e receberam um selo e certificado de Menção Honrosa. As atividades foram divididas em quatro temas definidos pelo FNDE:
Tema 1: Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?
Tema 2: Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta.
Tema 3: Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN.
Tema 4: Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção de EAN.
No final da jornada, 20 relatos foram selecionados para compor o livro que celebra as atividades desenvolvidas nas escolas participantes e servem como ferramenta para promover a disseminação de boas práticas e inspirar novas ações, contribuindo para a construção de uma cultura alimentar saudável e nutritiva nas escolas. Acesse o livro pelo link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/JORNADADEEANQUINTAEDIOcompactadocompactado1.pdf
Destaques
Um dos destaques do livro é a ação de educação alimentar e nutricional desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio “Yvy Poty”, no município de Caarapó, com o título: “Integrando a agroecologia e a sustentabilidade na produção de alimentos e no cuidado com a saúde”.
O relato despertou o interesse do PMA/ONU (Programa Mundial de Alimentos) que compartilhou a ação na publicação: “Boas práticas em hortas escolares e alimentação escolar – África, Ásia e América Latina e Caribe”. O e-book apresenta experiências exitosas de hortas em escolas de vários lugares do mundo. Acesse aqui a publicação: https://centrodeexcelencia.org.br/wp-content/uploads/2024/07/pub_hortas_escolares.pdf
A nutricionista da Secretaria de Estado de Educação Elenice Koch Tasso, orientadora e responsável pelo relato, destaca que as atividades de EAN são importantes ações na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, os quais podem ser adotados pelos estudantes e seus familiares, contribuindo para a melhoria da saúde de todos.
O outro relato que também ganhou as páginas do livro publicado pelo FNDE, foi o da Escola Estadual Professor Alício de Araújo, no município de Dourados, com o título: “Alício News”, sob o tema “a utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar às atividades de EAN”, que promove a reflexão sobre o uso das mídias sociais.
Outras duas escolas da REE também participaram da Jornada de EAN do FNDE, completando todos os temas propostos e receberam o selo e o certificado de menção honrosa – a Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, em Dourados e a Escola Estadual Senador Saldanha Derzi, em Itaporã.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.